InícioMatérias especiaisCarros para baratear na hora da compra

Carros para baratear na hora da compra

- publicidade -
- publicidade -

Veja uma lista com automóveis que vão mudar ou sair de linha para você pechinchar na revenda

Por Fernando Miragaya

O preço do carro está pela hora da morte, e aquele tradicional choro na concessionária ganha ainda mais importância nesses tempos. Além disso, consumidor bem informado tem ainda mais poder de barganha na revenda. Saber quais carros vão mudar ou sair de linha podem ser preciosos na hora de obter descontos para comprar o 0 km.

Os argumentos para cima dos vendedores e dos carros para baratear são aqueles de sempre. O modelo (ou versão) vai sair de linha e terá uma desvalorização natural. Chore por descontos mínimos de 10%, juros menores no financiamento, ou mesmo bônus – vale acessórios, IPVA pago e até tanque cheio.

Importante tirar um dia com calma para fazer uma pesquisa e realizar o melhor negócio. Selecione o carro e a versão que deseja ainda em casa e pesquise as lojas que estão com as melhores condições, seja pelo telefone ou internet.

Depois, vá pessoalmente à concessionária para negociar e peça a condição formalizada em papel com o nome do vendedor e da loja. Com esse “documento”, compare e barganhe nos estabelecimentos seguintes. O ideal é ir em, pelo menos, três revendas, sem filhos ou pessoas te apressando.

Por aqui, nós damos aquela força com a lista de automóveis que sairão de linha, modelos que ganharão nova geração ou que serão reestilizados em breve e também de versões de acabamento que sumirão do mapa. Tudo para você barganhar descontos justos e merecidos. Veja os carros para baratear.

Honda HR-V

  • Preços sugeridos: entre R$ 117.500 e R$ 164.300

Pessoal da Honda tem fama de ser “ruim de jogo” para dar desconto, mas você tem um ótimo argumento: o HR-V vai mudar de geração no fim do ano que vem. E não só de geração, como de posicionamento.

O SUV terá quatro versões com motores 1.5 aspirado de injeção direta (mesmo que estreou no novo City) e o atual 1.5 turbo, que passará a ser flex. A ousada ideia da marca japonesa é brigar tanto com os topos das linhas dos SUVs compactos  VW -T-Cross, Jeep Renegade e Hyundai Creta – como com a base dos crossovers médios: Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos.

Chevrolet Tracker e Spin manual

  • Preços sugeridos: entre R$ 91.850 e R$ 120.050 (Spin) e R$ 105.340 (Tracker)

Aos poucos, a General Motors só deixará sua linha compacta Onix com opção de câmbio manual. Nas gamas Tracker e Spin, restarão apenas os modelos com câmbio automático de seis velocidades. Então, se você não faz questão desse tipo de transmissão, podem ser boas pedidas de dois carros para baratear.

Além do fato de saírem de linha, você ainda pode chorar um desconto lembrando que carros dessas categorias são difíceis de vender com câmbio manual, e que sofrem uma desvalorização maior que seus pares ATs. No caso do Chevrolet Tracker, a linha deixará de oferecer a solitária versão manual de entrada, que servia mais para fazer os anúncios da rede por “a partir de…”.

Já a Spin oferece o câmbio manual e automático, ambos de seis marchas, em todas as cinco versões atuais: LS, LT, Premier, Activ5 e Activ7. Mas, a partir de 2022, a única minivan nacional sobrevivente do mercado não terá mais pedal de embreagem.

Honda Civic

  • Preços sugeridos: entre R$ 131.000 e R$ 162.200

Esse aí tem de correr e chorar desconto rápido. O Civic deixará de ser produzido no país neste mês de dezembro e algumas versões já deixaram de ser comercializadas, como a LX e a Sport, as duas mais baratas da gama. Restam a EX, EXL e a Touring topo de linha com motor 1.5 turbo.

No caso do Civic, o argumento principal para pechinchar é que o sedã deixará de existir. A  nova geração do três-volumes só virá importada no segundo semestre do ano que vem e provavelmente apenas em versão híbrida.

Fiat Doblò

  • Preço sugerido: R$ 132.290

O preço do Fiat Doblò já deveria dar margem para descontos naturalmente. Com quase 20 anos de mercado e feita sobre a base do Palio de 1996, a última multivan do mercado é mais cara que muito SUV compacto moderno, como Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e VW Nivus.

Porém, o modelo de 7 lugares finalmente encontrará o descanso merecido em 2022. De repente, uma boa oportunidade de pechinchar para quem precisa de um carro espaçoso e com amplo espaço interno, especialmente para trabalhar.

Honda Fit

  • Preços sugeridos: R$ 97.800 e R$ 103.500

Assim como o Civic, o Honda Fit já começou a ser descontinuado, tem poucas versões à venda e não terá substitutos. Quer dizer, o City hatch, que chegará em março, terá a missão de ocupar o seu lugar e a nova geração do monovolume compacto deverá aportar aqui em configuração 100% elétrica no ano que vem. Porém, o Fit que conhecemos hoje está dando tchau e vai virar um dos carros para baratear.

O modelo, neste momento, só está disponível nas versões mais caras, EX e EXL. As duas usam o mesmo conjunto: motor 1.5 16V e câmbio automático do tipo CVT, e oferecem o sistema de bancos Magic Seat, que permite diferentes (e convenientes) configurações internas.

Chevrolet Joy e Joy Plus

  • Preços sugeridos: R$ 65.860 e R$ 70.730

Se você quer um carro 0 km abaixo de R$ 70 mil, uma opção pode ser barganhar os preços da veterana linha compacta da GM. Os antigos Onix e Prisma vendem pouco atualmente na comparação com a nova geração, mas têm fama de robustez, manutenção simples e já foram os veículos mais vendidos de suas respectivas categorias.

Os modelos sairão de linha em breve. O hatch e o sedã são oferecidos apenas em uma versão, cada, sempre com o motor 1.0 Família I de quatro cilindros.

Nissan Frontier

  • Preços sugeridos: entre R$ 214.990 e R$ 284.890

Tem picape média boa para barganhar também na concessionária. A Frontier será reestilizada entre março e abril de 2022, ficará com a cara da irmã estadunidense Titan e ganhará novos materiais e revestimentos na cabine. Vários motivos para você pechinchar descontos generosos com o vendedor.

Só não dá para falar de parte mecânica, já que a linha manterá as mesmas opções de conjunto atuais. Ou seja, permanece o motor 2.3 turbodiesel com potências de 160 cv ou 190 cv (biturbo), tração 4×4 e câmbio automático de sete marchas – a opção de caixa manual deve resistir na versão de entrada.

Chevrolet Equinox

  • Preço: R$ 212.000

O SUV médio importado do México era para ter mudado esse ano, mas a pandemia atrasou os planos. Então, dá tempo de pechinchar a opção única atual Premier, que tem preço de R$ 212 mil.

Afinal, na reestilização de meia-vida, o Equinox ganhará nova frente, com mudanças na grade, faróis e para-choques, além de novo painel interno. O motor continuará sendo solitário: 1.5 turbo de 172 cv. A única novidade é que, além da versão Premier existente, a linha 2023 do SUV estreará a configuração esportivada RS – com o mesmo conjunto mecânico.

Renault Kwid

  • Preços sugeridos: entre R$ 48.790 e R$ 62.990

Vale chorar desconto também em cima do automóvel mais barato do país. Até porque o Kwid será reestilizado em meados de 2022 e ainda ganhará equipamentos importantes e até atualização no conjunto mecânico. Então, é um dos carros para baratear com força.

Explique ao vendedor que você já sabe que o Kwid 2023 terá controles eletrônicos de estabilidade e de tração em todas as suas quatro versões. Acrescente que o subcompacto também adotará o motor SCe recalibrado, com comando variável de válvulas, para atender as novas normas de emissões do Proconve,

Caoa Chery Tiggo 5x

  • Preço sugerido: R$ 137.990

Com menos de quatro anos de mercado, o SUV compacto vai para sua segunda remodelação no Brasil. Por isso, vale ainda mais pechinchar o desconto, até porque esta reestilização envolve também alteração mecânica.

É que o Tiggo 5x deixará de lado a caixa automatizada de dupla embreagem e seis marchas e será equipado com o câmbio automático continuamente variável (CVT) com nove marchas simuladas. A transmissão é a mesma de Arrizo 5, Arrizo 6 e Tiggo 3x.

Toyota Yaris hatch e sedã

  • Preços sugeridos: R$ 89.240 e R$ 112.990

Fique atento porque o Yaris não só será remodelado em 2022, como terá pouco tempo restante de vida no mercado. Só mais dois anos, para ser mais exato. A linha será totalmente substituída após a chegada do Toyota Raize/Daihatsu Rocky (em 2023) e Yaris Cross (previsto para 2024).

Até lá, o hatch e o sedã compactos se manterão com o desenho já adotado em mercados asiáticos e com uma gama bem mais enxuta, sempre com motor 1.5 16V de 110/115 cv e câmbio automático CVT. Argumente também com o vendedor que o Yaris ficará mais seguro, com reforços estruturais e maior oferta de airbags que na maioria das sete versões atuais.

Jeep Renegade 1.8 e turbodiesel

  • Preços: entre R$ 96.990 e R$ 180.990

O Renegade vai passar por uma pequena maquiagem. Mudança discreta apenas para marcar que sua linha 2023 vai perder os dois motores atuais de uma vez só. Então, na revenda, pode avisar que você quer desconto para o SUV compacto, seja com o 1.8 E.torQ flex, seja para o turbodiesel.

Conforme o Autos Segredos antecipou com exclusividade, no ano que vem a linha usará somente o 1.3 turboflex que estreou no trio Compass, Commander e Toro, com 185/180 cv. Infelizmente, o Renegade não terá mais opção com motor 2.0 turbodiesel, mas a tração 4×4 e o câmbio automático de nove marchas serão mantidos nas versões mais caras, enquanto as de entrada ficarão com a caixa CVT de Pulse e Strada.

Honda WR-V

  • Preços sugeridos: entre R$ 94.600 e R$ 107.200

Mais um Honda que se despede do mercado para você poder barganhar na concessionária. O crossover compacto feito em cima do Fit se despedirá em breve para abrir espaço na fábrica de Sumaré (SP) para linha New City e, futuramente, um novo jipinho em cima da nova geração do compacto. O motor é o mesmo do irmão monovolume que também sai de cena, o 1.5 16V de 116/115 cv.

Fiat Grand Siena

  • Preços sugeridos: R$ 69.690 e R$ 74.690

Um sedã que já tem bom custo/benefício e é boa opção entre os carros para baratear. Se você precisa de um carro com bom porta-malas e custo de manutenção razoável, vale a pena barganhar descontos para comprar o Grand Siena, cujos preços na revenda já costumam ser uns 15% mais baratos que os de tabela.

Com emplacamentos tímidos e basicamente à base de vendas diretas, o  modelo será mais um que vai para o sacrifício com as novas normas do Proconve. Hoje é vendido apenas em duas configurações com os velho motor Fire, nas variantes 1.0 e 1.4.

Chevrolet S10 flex

  • Preços: entre R$ 182.390 e R$ 227.860

Uma das poucas opções de picape média com motor flex ainda sobreviventes no mercado brasileiro, a S10 abandonará o motor 2.4 Ecotec, hoje oferecido em duas versões (Advantage 4×2 e LTZ 4×4). Ou seja, uma boa pedida para tentar um desconto e ter uma picape média bem mais em conta que as configurações 2.8 turbodiesel. Não à toa, também figura na nossa lista de carros para baratear na hora da compra.

  • Preços públicos sugeridos pelas montadoras em todo o Brasil, exceto para o estado de São Paulo.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -