InícioNostalgiaVW abre segunda garagem de clássicos na fábrica da Anchieta

VW abre segunda garagem de clássicos na fábrica da Anchieta

- publicidade -
- publicidade -

Novo espaço tem área de 1.430 m² e conta com 36 modelos que fazem parte da história da marca no Brasil. Garagem VW – Parte II recebe o Gol Last Edition

Valorizando sua história, a Volkswagen amplia seu museu com a inauguração da Garagem VW – Parte II. A nova ala conta com 36 modelos com a chegada do Gol Last Edition. Ao todo a marca tem 100 modelos em seu acervo, dos quais 58 estão em exposição atualmente. 

VEJA TAMBÉM:

O espaço conta com uma área de 1.430 m² na Ala 5 da fábrica Anchieta. Em 2019, a marca alemã lançou o espaço chamado de Parte I. 

Na nova área, a VW irá expor modelos já conhecidos e unidades inéditas, nunca antes apresentadas.

O trabalho no Acervo VW iniciado pela Engenharia do Produto com apoio de diversas áreas da VW já existe há mais de 20 anos, mantendo em excelente estado de conservação parte dos mais de 100 carros do grupo, que é a maior coleção coordenada por uma montadora no Brasil.

Os modelos da Garagem VW – Parte II carregam histórias únicas: alguns fizeram parte da frota de testes do time de Engenharia da VW, outros estão desde zero-quilômetro no acervo e ainda tivemos unidades compradas de colecionadores para compor a história completa da marca no país.

Na parte II, a VW expõem os modelos separados por temas:

Clássicos da Anchieta: reúne os modelos irmãos do Fusca e que traziam motor a ar, produzidos entre as décadas de 50 e 80. Estão lá, por exemplo, exemplares do Fusca, 1600, 1600 TL, Brasilia, Variant e SP.

Kombi: a Velha Senhora mereceu seu capítulo à parte, reunindo a última unidade produzida no Brasil, uma Kombi Standard na cor branca de dezembro de 2013, e uma unidade 1961 vermelha e branca (saia e blusa), que é o veículo mais antigo da coleção.

Autolatina: a época da parceria entre VW e Ford é homenageada por três representantes: Apollo, Logus e Pointer – este, uma referência em design e ergonomia nos anos 1990.

Compactos Premium: conceito inovador trouxe no início dos anos 2000 veículos como o Polo e Polo Sedan, além do compacto 100% brasileiro, o Fox, com a última unidade fabricada na planta de São José dos Pinhais (PR) presente na Garagem VW – Parte II.

Esportividade: um traço importante do DNA Volkswagen também marcou presença com a primeira unidade das 99 produzidas do Golf GTI VR6, com o Gol GTI 1993 na cor vinho, versão marcante do compacto, adorada pelos entusiastas até hoje, o Santana EX 1991, a unidade mais apimentada que tivemos do sedã, e o Golf GTI 2018, o último que tivemos aqui no Brasil, na cor vermelha.

A estrela que acaba de chegar é a unidade 1.000 do Gol Last Edition. Para receber o hatch, a marca criou um espaço temático com todas as gerações lançadas, além dos derivados do Gol (Voyage, Parati e Saveiro) que também marcaram época.

Garagem VW – Parte I

A primeira Garagem VW, lançada em 2019 com 22 veículos, segue ativa, recebendo uma alteração das unidades em exposição. Agora, diversos modelos especiais, entre veículos conceitos e de demonstração ocupam a área. Edições especiais, criadas para serem apresentadas durante os anos de Salão do Automóvel de São Paulo também marcam presença.

Além disso, versões únicas construídas para celebrações e eventos da marca, como a Kombi Serie Prata de 2005 e Serie Ouro de 2007, o Gol Vintage, que celebrou os 30 anos de produção do Gol, veículos modificados como a Kombi Bombeiro, veículos preparados para pista como o “Golf GTI Competição” e o “Gol Endurance”, que quebrou o recorde de endurance na categoria em 2003, além de protótipos como o projeto BY e o VEMP que nunca chegaram às ruas.

Autos Segredos no YouTube:

Confira nossa primeira volta com o novo VW Polo 170 TSI:

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -