Em seu fim de vida, o Golf era ofertado somente na versão híbrida GTE que marcou o fim da história do hatch médio no mercado brasileiro
A sétima geração do Volkswagen Golf foi lançada no mercado brasileiro em setembro de 2013, agora, sete anos depois, o hatch médio mais famoso do mercado deixa de ser ofertado no mercado brasileiro. A última fornada do Golf VII no Brasil era da versão híbrida GTE que já saiu do configurador da marca colocando fim na história do modelo no país.
A estreia do Golf no mercado brasileiro foi em 1994 quando a terceira geração começou a ser vendida importada do México na versão GTI 2.0. Logo depois, as versões GL 1.8 e GLX 2.0 foram oferecidas no país.
A quarta geração começou a ser produzida no Brasil, em 1998. O Golf IV produzido no Brasil tinha versões com motor 1.6, 2.0 e 1.8 Turbo. A versão 2.8 VR6 com carroceria de duas portas chegou a ser fabricado no Paraná, sendo limitada a 100 unidades. Em 2007, a VW reestilizou o Golf IV e ele ficou conhecido como Golf 4,5. A produção do Gol IV em São José dos Pinhais foi encerrada em dezembro de 2013.
Há sete anos, os hacthes médios ainda faziam sucesso no mercado brasileiro e a VW importou da Alemanha. As versões eram a Highline 1.4 TSI com opções de câmbio manual e o DSG de sete velocidades e a GTI 2.0 equipada com o DSG de seis marchas.
Já em novembro de 2014, o hatch passou a vir para o Brasil do México. Com a nova nacionalidade, o Golf VII passou a ser ofertado também na versão Comfortline.
A produção nacional do Golf VII começou em 2015. A apresentação ocorreu em janeiro de 2016. Nacionalizado, o hatch passou a contar com motorização 1.6 MSI. Em setembro de 2016, o hatch recebeu versão 1.0 TSI com câmbio manual.
Em junho de 2018, o Golf VII passou por um pequeno retoque visual e a versão 1.6 MSI foi descontinuada. Já o motor 1.0 TSI passou a ser ligado exclusivamente ao câmbio automático.
A jornada do Golf no mercado brasileiro começou março de 2019 quando as opções 1.0 e 1.4 TSI deixaram de ser ofertadas no mercado brasileiro. Por fim, a produção nacional do Golf foi encerrada no segundo semestre de 2019 .
Com o fim do hatch produzido no Brasil, a única versão do Golf ofertada passou a ser a híbrida GTE, importada da Europa. Apesar de já ter a oitava geração em produção na Europa, o Golf GTE foi apresentado, em novembro de 2019, ainda na sétima geração.
Agora, pouco mais de um ano depois, a opção GTE do Golf sai do configurador da marca colocando fim na história de um quarto de século do hatch médio no Brasil.
Em março de 2020, a Volkswagen registrou patentes da Golf VIII no INPI brasileiro. Mas consultada à época, a marca alemã afirmou que não havia planos de vender a nova geração do modelo no mercado brasileiro.
O Autos Segredos perguntou a Volkswagen se era o fim do Golf no mercado brasileiro. Em nota a nossa reportagem a marca diz: “No mês passado, Volkswagen e Unidas firmaram uma parceria com foco na mobilidade sustentável. O Golf GTE híbrido plug-in está disponível exclusivamente para locação nas lojas de Brasília (DF), Curitiba (PR) e São Paulo (SP), além de uma modalidade de carro por assinatura da locadora”. A marca também diz que o modelo não está mais disponível para venda em concessionária.
Agradecemos ao leitor Pedro Lima pela dica.
(*) Texto alterado às 12h07 do dia 17 de dezembro para inclusão da resposta da Volkswagen.