volkswagen_golf_3A Volkswagen começará a vender em fevereiro a nova geração do Golf fabricada no Brasil. Para quem esperava uma redução de preço com a nacionalização, o fabricante jogou um balde de água fria. O modelo chega mais caro nas versões com motor 1.4 e 2.0. A única que teve uma pequena redução foi a opção Comfortline que parte R$ 74.590 com câmbio manual e R$ 79.990 com câmbio automático, porém, a opção perdeu o motor 1.4 turbo e passa a ser equipada com o motor 1.6 MSI. O Golf nacional será comercializado nas versões 1.6 Comfortline, 1.4 TSI Highline e 2.0 GTI.

A versão Comfortline com câmbio manual ficou R$ 2.100 mais barata com a nacionalização, já a opção com câmbio automático teve redução de R$ 3.330, porém, como escrevemos acima ela perdeu o motor turbo 1.4 que foi substituído pelo aspirado 1.6. Já a versão Highline com motor 1.4 manual teve seu preço reajustado em R$ 5.500 e a versão com transmissão automática foi reajustada em R$ 4.440. A topo de linha GTI ficou R$ 2.700 mais cara que a similar mexicana.

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volkswagen_golf_4As versões 1.4 TSI e 1.6 MSI perderam a suspensão traseira independente e passam a contar com eixo de torção na suspensão traseira. Somente a GTI manteve a suspensão independente.

 Comfortline

A versão de entrada do Golf passa a ser equipada com omotor 1.6 MSI flex que tem potência máxima é de 120 cv a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol, e de 110 cv à mesma rotação, com gasolina. O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Os câmbios são o manual de cinco velocidades e o automático de seis marchas e função Tiptronic.

No quesito segurança a versão de entrada vem de série com sete airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, dois laterais do tipo cortina e um de joelho para o motorista), cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos, controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS) distribuição eletrônica de frenagem (EBD), faróis de neblina com luz de conversão estática, sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança com top tether (que permite a fixação da parte superior da cadeirinha) e freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão.

volkswagen_golf_1Já nos itens de conforto e conveniência o Golf conta de série com direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque”, sistema de infotainment “Composition Media” com tela sensível ao toque de 6,5”, travamento central por controle remoto e rodas de liga leve de 16”, freio de estacionamento com o sistema “Hill Assist”, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (“Park Pilot”) e retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecíveis, com luz de seta integrada (side blinker) e função “tilt down” complementam a lista de série.

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Highline

A opção intermediária do modelo é equipada com o motor 1.4 TSI BlueMotion Technology Total Flex. Este propulsor rende potência de 150 cv (etanol e gasolina) a 4.500 rpm. Seu torque máximo, de 25,5 kgfm, surge já a apenas 1.500 rpm, independentemente da mistura de combustível. Essa motorização pode trabalhar em conjunto com o câmbio manual de seis velocidades ou o automático de seis posições com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante).

De série, o Golf Highline agrega ao conteúdo da versão Comfortline” ar-condicionado digital Climatronic (com duas zonas de resfriamento), bancos de couro, lanternas de LED, volante multifuncional com controles do computador de bordo e dos sistemas de som e telefonia, sensores de chuva e de luminosidade com “Coming Leaving & Home”, entre outros.

A versão automática ainda conta com sistema Start-Stop e aletas de troca de marcha atrás do volante (shift paddles).

volkswagen_golfO modelo pode ser equipado também com faróis de xenônio e sistema de seleção do perfil de condução. Há um total de quatro modos de condução disponíveis: Eco, Sport, Normal e Individual. No perfil de direção Eco, por exemplo: os gerenciamentos do motor, transmissão, ar-condicionado e outros sistemas auxiliares são controlados para alcançar o máximo de eficiência no consumo de combustível.

Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS). Tecnicamente, o bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS) está integrado ao Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) para melhorar a dinâmica do veículo. O bloqueio do diferencial é ajustado especificamente para cada modelo Volkswagen.

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GTI

A opção de topo de linha GTI mantém a mesma configuração atual e uma das novidades da linha 2016 do esportivo é a oferta das rodas de liga leve de 18 polegadas com estilo “Austin”. Calçadas com pneus 225/40 R18, as novas rodas são diamantadas a têm a parte interior das hastes escurecidas. A Volkswagen ressalta ainda que o Golf será o primeiro modelo nacional a ser equipado com o sistema de som Fender que tem altíssima fidelidade sonora.

O sistema de som Fender consiste de dois tweeters instalados nos triângulos dos espelhos das portas e mais dois na forração traseira. Eles são equipados com ímãs de neodímio e cones de tecido. Nas portas dianteiras ficam os woofers com duas bobinas de voz. Também há woofers nos painéis de acabamento traseiros, com bobinas simples. Um subwoofer com bobina dupla também é colocado numa caixa de graves integrada ao porta-malas do carro. A peça central do sistema de som é um amplificador de 10 canais, com amplificadores de potência Classe A/B e 400 Watts.

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O Novo Golf GTI é equipado com um avançado motor a gasolina, com 1.984 cm3 de cilindrada, turboalimentado e com injeção direta. A potência é de 220 cv a 4.500 rpm e o torque máximo de 35,7 kgfm (350 Nm) está disponível já a 1.500 rpm.

 A oferta de opcionais também foi adaptada para melhor atender o consumidor brasileiro. Agora, é possível acrescentar praticamente todos os itens adicionais do Golf GTI mantendo o acabamento de tecido Xadrez Clark (Grafite) nos bancos e painéis de porta. O revestimento em Couro Vienna Preto está disponível no pacote “Sport”, que inclui as novas rodas de 18 polegadas e o ajuste elétrico do banco do motorista.

No exterior a versão GTI se diferencia das demais por conta do emblema GTI, pinças de freios exclusivas na cor vermelha e lanternas traseiras com iluminação em LED e pelas ponteiras do escapamento, (uma à direita e outra à esquerda) com “design GTI”. Também de série no Golf são as rodas de liga leve aro 17 – “Brooklin” com pneus 225/45 R17.

O esportivo é equipado com o sistema de direção progressiva que permite aos condutores fazer curvas com menor movimentação do volante. Com a direção progressiva, são necessárias apenas 2,1 voltas (380°) no volante de batente a batente. No sistema tradicional, nas versões Comfortline e Highline,  é preciso 2,75 voltas (500°). Explicação: os sistemas de direção convencionais trabalham com uma relação de redução constante. A nova direção do Golf GTI opera com relação de redução progressiva.

Confira abaixo os preços do Golf nacional:

  • Golf Comfortline 1.6l MSI Total Flex Manual – R$ 74.590
  • Golf Comfortline 1.6l MSI Total Flex Automático – R$ 79.990
  • Golf Highline 1.4l TSI Total Flex Manual – R$ 91.290
  • Golf Highline 1.4l TSI Total Flex Automático – R$ 96.690
  • Golf GTI 2.0l TSI DSG – R$ 117.690

 

Fotos | Volkswagen/Divulgação