VW Golf GTE chega importado da Europa e logo ficará em geração defasada, já que a marca apresentará nos próximos meses a oitava geração do hatch. O preço sugerido é de R$ 199.990
Golf GTE
Foto | Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen começa a vender no Brasil o Golf GTE que é seu primeiro modelo híbrido no mercado brasileiro. O hatch com tecnologia elétrica será vendido nas cidades Brasília, Curitiba e São Paulo com preço sugerido de R$ 199.990. Em fim de produção na Europa, a marca alemã venderá no Brasil a antiga geração mesmo com a iminência da apresentação da oitava geração do seu hatch mais famoso. Quem estiver disposto a levar o GTE para casa tem que estar ciente que estará pagando R$ 200 mil num carro em fim de linha.

VW Golf
Foto | Volkswagen/Divulgação

Motor

Se “casca” é velha, a tecnologia nem tanto. O VW Golf GTE conta com sistema híbrido que une um motor a combustão e um elétrico. O motor 1.4 TSI movido a gasolina rende 150 cv e o motor elétrico rende 102 cv. A potência combinada de ambos fica em excelentes 204 cv. Já o torque combinado é de 35,7 kgfm. O conjunto pode levar o GTE aos 100 km/h em apenas 7,6 segundos. A velocidade máxima é de 222 km/h. Já se a única fonte de propulsão for o motor elétrico, o hatch pode chegar aos 130 km/h.

Golf GTE
Foto | Volkswagen/Divulgação

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Autonomia

A autonomia do VW Golf GTE é de 900 quilômetros.

Modos de funcionamento

O VW Golf GTE oferece vários modos de funcionamento:

No modo elétrico basta o condutor acionar um botão ao lado do câmbio para entrar no “e-mode”. Com esse modo selecionado, apenas o motor elétrico 102 cv e 33,6 kgfm de torque é usado. Segundo a VW, sempre que o Golf GTE é ligado, o modo “e-mode” é acionado automaticamente. Em outras palavras: não há som de ignição. No “e-mode” a velocidade máxima do GTE é de 130 km/h.

Já no modo híbrido, o sistema escolhe qual é o sistema mais eficiente para cada situação de uso do veículo. Se o Golf GTE estiver em uma condição em que o motor elétrico for mais eficiente, apenas esse sistema será usado. Se há uma situação em que é necessário potência adicional, o motor 1.4 TSI será acionado automaticamente. O modo híbrido possui a função de utilizar a carga da bateria ou mantê-la.

VW Golf
Foto | Volkswagen/Divulgação

No modo recarga, apenas o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque será o responsável por impulsionar o Golf GTE. O propulsor ainda envia energia para as baterias.

Por fim, o modo GTE é para aqueles que buscam esportividade. Assim, o motor 1.4 TSI e o elétrico trabalham em conjunto para transformar o hatch num esportivo com potências combinadas de 204 cv e 35,7 kgfm de torque.

De série

Entre os itens de série do Volkswagen Golf GTE estão ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro), painel de instrumentos totalmente digital (Active Info Display) e sistema de infotainment com tela sensível ao toque de 9,2 polegadas e controle por gestos.

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