InícioMarcasRenaultCompletando 60 anos, Renault 4L renasce como carro voador Air4

Completando 60 anos, Renault 4L renasce como carro voador Air4

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Modelo voador Air4 é resultado de parceria entre a Renault e TheArsenale e criado para celebrar o 60º aniversário do 4L

A Renault e TheArsenale apresentam o carro voador Air4. O show car futurista foi criado para celebrar o 60º aniversário do 4L. O modelo de produção registrou mais de 8 milhões de unidades vendidas em mais de 100 países, durante seus 30 anos de produção. Uma homenagem mais que merecida.

A Renault realizou uma série de atividades durante todo o ano de 2021 para celebrar este 60º aniversário 4L. O fechamento das comemorações é o show car Air4.

Segundo a marca francesa, o Renault 4 original foi produzido entre 1961 e 1992. Um carro tipo “calça jeans”, como dizia o CEO do Grupo Renault na época, Pierre Dreyfus. Verdadeiro ícone que atendia as necessidades de famílias e empresas, além da polícia e dos correios na França, ele também foi o parceiro de várias gerações de jovens condutores e condutoras, quando estavam aprendendo a dirigir. Seus valores e atributos foram motivos suficientes para que o estúdio dedicado ao futuro da mobilidade TheArsenale trabalhasse em parceria com a Renault, para reinventar o 4L e permitir que ele usasse as estradas invisíveis que percorrem o espaço aéreo.

Criado pela Renault e pelo estúdio TheArsenale, o AIR4 é um símbolo de independência e liberdade nas palavras das empresas. Ele foi criado para enfrentar as dificuldades enfrentadas com os congestionamentos e aproveitar o espaço livre disponível no céu, que o AIR4 considera como a estrada do futuro.

O design do AIR4 é uma reinterpretação do ícone rétro feita pelo estúdio TheArsenale e não remete aos códigos esperados em um carro moderno. Totalmente produzido com fibra de carbono, o veículo mantém as mesmas linhas e volumes que o 4L original, mas oferece novas capacidades dinâmicas. A rigidez foi completamente revista, incluindo novos conceitos como empuxo ou sustentação, o que exigiu horas de cálculos e testes. Graças a técnicas de design generativo e inteligência artificial, os engenheiros do estúdio TheArsenale testaram vários terabytes de dados para melhorar e afinar as ideias dos designers antes mesmo de iniciar os primeiros testes no mundo real.

O AIR4 não tem rodas. Para se mover, ele utiliza quatro hélices duplas, posicionadas de cada lado do veículo. O chassi está localizado no centro da longarina e o condutor pode entrar na cabine utilitária levantando o chassi redesenhado do Renault 4, que é fixado na parte da frente.

Tecnicamente, o AIR4 é alimentado por baterias de lítio-polímero de 22.000 amperes-horas, que geram uma potência total de quase 45.000 mAh. O veículo pode atingir uma velocidade máxima horizontal de 26m/s, com uma inclinação de 45° durante o voo e até 70° de inclinação máxima. Ele pode voar até 700 m de altitude com uma velocidade de decolagem de 14m/s, limitada a 4 m/s por questões de segurança, com velocidade na aterrissagem de 3 m/s. O AIR4 oferece um empuxo vetorial máximo de 380 kg, ou seja, 95 kg por hélice.

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