O Latin NCAP divulgou nova rodada de seus testes. Foram analisados os Nissan Kicks e Murano e o Chevrolet Aveo. Dos três somente o Kicks interessa ao mercado brasileiro. O SUV produzido em Resende (RJ) conquistou quatro estrelas tanto para a proteção do ocupante adulto (25,39 pontos de 34 possíveis) quanto para o ocupante infantil (37,41 pontos de 49 totais).

Equipamento padrão

O Nissan Kicks avaliado tem como equipamento padrão o duplo airbag. Segundo o Latin NCAP, o SUV compacto apresentou desempenho instável na estrutura e na área dos pés no teste de batida frontal. Isso levou a uma fraca proteção do peito.

Lateral

Já na proteção em impactos laterais, o Nissan Kicks teve nota de adequada para boa, sendo inclusive aceitável em termos globais. O SUV conquistou quatro estrelas para o adulto. O modelo analisado conta o sistema ESC e cumpre com os requisitos do Latin NCAP quanto a rendimento e disponibilidade. Porém, vale ressaltar que os controles de estabilidade e tração não são de série na versão de entrada S e são ofertados no pacote Safety com o custo final de R$ 2 mil. A versão de entrada também não conta com airbags laterais.

Proteção infantil

Já os ocupantes infantis receberam boa proteção no impacto frontal e lateral, com ambos os sistemas de retenção infantil (SRI) instalados com ancoragens ISOFIX. Cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes também contribuíram para boa pontuação. Já a falta de interruptor de desativação do airbag do passageiro e a sinalização de ISOFIX, que não cumprem com os requisitos do Latin NCAP.

Fotos e vídeo | Latin NCAP/Divulgação