venucia_e30_2A joint-venture entre a japonesa Nissan e a chinesa Dongfeng  apresentaram oficialmente o primeiro veículo 100% elétrico da marca Venucia, marca local criada pelas empresas. O e30 é a versão chinesa do Nissan Leaf e no mercado chinês o hatch será vendido por 267,8 mil yuens (cerca de US$ 44,6 mil).

venucia_e30_1Trezentas unidades do modelo irão rodar em testes por cinco milhões de quilômetros em projetos pilotos por todo o país. A comercialização só acontecerá depois que forem finalizados os testes. De acordo com a marca a ideia é demonstrar que o e30 é um veículo elétrico confiável e com custo de propriedade acessível.

Segundo os fabricantes os custos para o funcionamento hatch representam apenas um sétimo em relação aos modelos movidos à gasolina equivalentes vendidos na China, graças ao consumo de energia de apenas 0.146kWh/km. Os proprietários terão as opções de recarga normal e rápida das baterias. Com uma recarga de apenas cinco minutos, o modelo tem cerca de 60 km de autonomia.

venucia_e30A compra do e30 é elegível para isenção fiscal dentro do programa do governo chinês de desenvolvimento de novas energias. O Venucia elétrico será inicialmente lançado em nove cidades: Pequim, Xangai, Guangzhou, Shenzhen, Shenyang, Wuhan, Tianjin, Zhengzhou e Hangzhou. Até 2015 estará disponível em todo o país.

Fotos | Venucia/Divulgação