Sistema criado na Europa permite dar sinal verde para ambulâncias, veículos dos bombeiros e da polícia
Tecnologia de semáforos conectados é testada na Europa pela Ford. O sistema pode dar sinal verde, automaticamente, para a passagem de ambulâncias, veículos de bombeiros e da polícia.
De acordo com a Ford, o sistema pode reduzir os congestionamentos, informando aos veículos próximos o tempo de abertura e fechamento dos semáforos.O sistema promete agilizar o atendimento em situações de emergência e evitar acidentes quando esses veículos passam no sinal vermelho.
O teste faz parte de um projeto mais amplo, que estuda a comunicação de veículos automatizados e conectados com a infraestrutura de rodovias, áreas urbanas e rurais, para melhorar a segurança e a experiência de direção.
A tecnologia foi testada na cidade de Aachen, na Alemanha, usando uma estrada com oito semáforos consecutivos e dois trechos com três semáforos consecutivos nos arredores da cidade, montados pelos parceiros do projeto.
O modelo usado nos testes é um Ford Kuga híbrido equipado com sistema de comunicação com a infraestrutura e um software protótipo, atuando tanto como ambulância como veículo de passageiros, em diferentes cenários.
Para simular um atendimento de emergência, o veículo solicitava aos semáforos para acender a luz verde. Assim que o veículo passava pelos cruzamentos, os semáforos voltavam ao funcionamento normal. Nos testes de uso diário, o veículo recebia dos semáforos as informações sobre os tempos de sinal verde/vermelho e adaptava a sua velocidade por meio do piloto automático adaptativo.
Quando o semáforo estava vermelho, o veículo reduzia a velocidade bem antes (de 50 km/h para 30 km/h, por exemplo) para chegar ao cruzamento com sinal verde. A tecnologia ajuda também a evitar frenagens bruscas e o tempo parado nos sinais, melhorando o fluxo do trânsito.
A comunicação entre os veículos e semáforos é feita pela tecnologia C-V2X (comunicação do veículo-com-tudo pelo celular), plataforma unificada que conecta os veículos com a infraestrutura da estrada, outros veículos e usuários da via.
Os testes foram realizados de janeiro de 2020 até março deste ano, como parte do projeto Corredor da Nova Mobilidade Aachen-Düsseldorf, financiado pelo governo federal alemão e apoiado pela Universidade de Aachen, pela Vodafone e pela cidade de Aachen.
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