Fiat 147 Pick-up
Foto | Júlio Max/Auto Realidade
Fiat 147 Pick-up era derivada do hatch 147. Modelo foi o responsável pela estreia de picapes compactas no mercado brasileiro. Exemplar que ilustra essa matéria foi produzida em 1980
Fiat 147 Pick-up
Foto | Júlio Max/Auto Realidade

Júlio Max/Auto Realidade
Especial para o Autos Segredos

Antes da Fiat desenvolver o 147 Pick-uo no Brasil, era muito mais comum que estes veículos feitos para levar carga fossem grandes, pesados e construídos sobre chassi. A apresentação da Pick-up, no final do ano de 1978 e sobre a mesma estrutura monobloco do hatch 147, abriu espaço para uma série de veículos comerciais que surgiriam nos primeiros anos da década de 1980, como Volkswagen Saveiro (1982), Ford Pampa (1982) e Chevrolet Chevy (1983).

Fiat 147 Pick-up
Foto | Júlio Max/Auto Realidade

147 Pick-up 1980

Este exemplar da Fiat 147 Pick-up, modelo 1980, traz o motor 1050 de 56 cavalos e 7,8 kgfm de torque montado em posição transversal (ainda incomum entre os automóveis da época), aliado ao câmbio manual de 4 marchas e com tração dianteira – outro ponto em que divergia da grande maioria das picapes até então.

Fiat 147 Pick-up
Foto | Júlio Max/Auto Realidade

Apesar de ser o propulsor de entrada (havia também o 1300), a capacidade de carga era de razoáveis 450 quilos, a caçamba tinha volume de 650 litros e a suspensão era independente nas quatro rodas, com feixe de molas semi-elípticas na traseira.

Fiat 147 Pick-up
Foto | Júlio Max/Auto Realidade

Tampa traseira

A picape 147 também trazia abertura incomum de sua tampa traseira: ela se deslocava para o lado, ao invés de descer, como é comum até hoje. As lanternas eram as mesmas do 147 hatch. Como as proporções da caçamba eram quase quadradas (e não retangulares) e as arestas eram arredondadas, logo essa primeira geração da 147 Pick-up ficou conhecida como “saboneteira”.

Fiat 147 Pick-up
Foto | Júlio Max/Auto Realidade

Mais longa

A partir de 1981, a picape ficou maior, utilizando-se da plataforma alongada da perua Panorama, com a tampa da caçamba abrindo-se de forma convencional e recebendo a frente “Europa”. A fórmula de criar picapes sobre plataformas de automóveis se consagrou por definitivo, e a Fiat lançou em 1988 a Fiorino (derivada do Uno) e, dez anos depois, a Strada, irmã do Palio que segue em produção (e com vendas de dar inveja às rivais) até hoje.

Histórico

Produzida de 1979 a 1988, a 147 Pick-up teve 78.459 unidades produzidas no Brasil. Do total, 60.620 foram comercializadas no mercado interno.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.