Fiat
| em 3 meses ago

Fiat Mobi 2025 terá motor 1.0 Firefly ECO PL8

Compartilhar

Subcompacto seguirá sendo vendido em duas versões de acabamento para seguir como modelo mais barato da marca italiana

Assim como Argo e Cronos, o Fiat Mobi 2025 terá novidades em relação a motorização para atender as novas normas de emissões do Programa Proconve L8. O subcompacto trocará o motor 1.0 Fire EVO pelo 1.0 Firefly ECO PL8.

O motor 1.0 Firefly chegou a equipar o Mobi na versão Drive de 2016 a 2020. Atualmente, o Mobi é o único modelo que usa o motor 1.0 Fire EVO, com o retorno do motor de três cilindros, o veterano motor deixará de ser comercializado no Brasil.

O motor 1.0 Firefly PL7 rende 71 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 10 kgfm a 3.250 rpm com gasolina. Com etanol, a potência agora é de 75 cv a 6.000 rpm e torque de 10,7 kgfm a 3.250 rpm. O motor será ligado ao câmbio manual de cinco velocidades.

Por conta das atualizações do PL8, poderá ocorrer mudanças nos números de potência e torque.

VEJA TAMBÉM:

O modelo seguirá sendo comercializado nas versões Like e Trekking, mas ambas receberão o sobrenome ECO. Como o próprio nome já confirma, as atualizações do motor 1.0 Firefly ECO PL8 deixarão o Fiat Mobi 2025 ainda mais econômico.

Por conta do retorno da motorização Firefly, o Mobi terá o retorno da direção com assistência elétrica.

Exigências do Programa Proconve L8

O Proconve L8 será dividido em três fases. A primeira será entre 2025 e 2026, a segunda entre 2027 e 2028 e o ciclo mais rígido será a partir de 2029. 

No Proconve L7 é exigido o máximo de emissões de 80 mg/km de Nmog + Nox (gases orgânicos não metanos + óxidos de nitrogênio) para automóveis de passeio. Já no PL8, o teto será de 50 mg/km. Mas enquanto no PL7, o cálculo é realizado por unidade, no PL8 ele levará em conta a média da frota da marca, neste caso um modelo menos poluente pode compensar o que é mais.

Em 2027, o PL8 mantém a regra da média, mas o limite será de 40 mg/km de Nmog + Nox e para 2029, o índice será de 30 mg/km.

O Fiat Mobi 2025 não terá nenhuma alteração visual para receber a nova motorização, mas novas opções de roda e calotas devem ser novidades.

Foto principal | Fiat/Reprodução

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira flagra exclusivo do novo Peugeot 208 2025 rodando em testes no Brasil:

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.