Protótipos dos modelos já rodam em testes pelas estradas mineiras. Argo flagrado é a versão 1.0 ECO
A Fiat já testa Argo e Cronos 2025 com atualizações nos motores 1.0 e 1.3 Firefly para atender os novos regimes de emissões do Programa Proconve L8 que entrará em vigor no dia 1° de janeiro de 2025.
Para estreia do motor 1.0 Firefly atualizado, Fiat Argo e Cronos 2025 terão as novas versões 1.0 ECO e Drive 1.0 ECO. O motor 1.3 Firefly também é chamado de ECO PL8, mas não está certo se as versões Drive e Trekking do hatch e Drive e Precision do sedã recebam o sobrenome ECO. O motor 1.3 Firefly ECO terá a mesma calibração do Fiat Fiorino como mostramos aqui.
Ambos os motores terão atualizações para ficarem menos poluentes e melhorarem sua eficiência energética, por isso, terão o sobrenome ECO.
Em termos visuais, o protótipo do Argo 1.0 ECO flagrado pelo Autos Segredos não tinha mudanças. Assim como os Argo Drive 1.3 S-Desgin e Cronos 1.0 e Drive 1.3 avistados por nossa reportagem também não tinha alterações.
A estreia deverá ocorrer no segundo semestre de 2024 como novidade para linha 2025 dos Fiat Argo e Cronos.
Exigências do Programa Proconve L8
O Proconve L8 será dividido em três fases. A primeira será entre 2025 e 2026, a segunda entre 2027 e 2028 e o ciclo mais rígido será a partir de 2029.
No Proconve L7 é exigido o máximo de emissões de 80 mg/km de Nmog + Nox (gases orgânicos não metanos + óxidos de nitrogênio) para automóveis de passeio. Já no PL8, o teto será de 50 mg/km. Mas enquanto no PL7, o cálculo é realizado por unidade, no PL8 ele levará em conta a méida da frota da marca, neste caso um modelo menos poluente pode compensar o que é mais.
Em 2027, o PL8 mantém a regra da média, mas o limite será de 40 mg/km de Nmog + Nox e para 2029, o índice será de 30 mg/km.
Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?
Confira flagra exclusivo do novo Peugeot 208 2025 rodando em testes no Brasil: