Fiat Chrysler Automóveis inaugura seu novo Design Center com área de 2.700 metros quadrados
Peter Fassbender
Foto | Leo Lara/Fiat/Divulgação

Durante a apresentação do novo Design Center Latam da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Peter Fassbender era só sorrisos ao apresentar sua nova casa aos seus convidados. Como todo bom anfitrião, o diretor da área, entusiasmado, ajudava até mesmo um convidado a usar o óculos de realidade virtual. Em outro momento, durante a apresentação do espaço de reunião, Fassbender correu para o local e “desenhou” com as mãos uma TV que ainda faltava no espaço arrancando gargalhadas dos convidados.

Design Center Latam
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Junto e misturado

A alegria de Fassbender tem vários motivos, entre eles está a integração de todos os colaboradores envolvidos na criação de um novo modelo reunidos num só espaço de 2.700 metros quadrados. A área com dois andares agrupa as equipes de designer, laboratórios de realidade virtual, área de modelamento e até mesmo um espaço para os modelos conceituais da marca serem expostos como o Uno Cabrio, Mio, Argo Sting e o bugue elétrico FCC II.

Design Center Latam
Foto | Leo Lara/Fiat/Divulgação

Mas a ideia de ter todos os colaboradores juntos vai além das facilidades do trabalho. A FCA quer aproximar todos criando laços mais próximos entre os funcionários das áreas envolvidas na criação. Afinal, são 150 colaboradores trabalhando juntos na criação de novos produtos.

Design Center Latam
Foto | Leo Lara/Fiat/Divulgação

Designers

No andar de cima do Design Center Latam ficam agrupados todos os colaboradores ligados direto na criação de um novo modelo. Como era de se esperar num ambiente de criação, cada colaborador customiza seu espaço e computador. No fundo de telas dos computadores em sua maioria estão carros, mas há os que colocam sua banda de rock favorita. Cada um personaliza seu espaço ao seu gosto, num deles, um copo simulava que um achocolatado acabava de ser derramado.

Do segundo andar, os designers e demais colaboradores avistam do alto a sala de modelagem de novos modelos e também os carros já prontos que ainda não ganharam as ruas. Dessa visão podem surgir uma ideia nova, uma inspiração que faltava ou simplesmente dar uma espairecida

Design Center Latam
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Laboratório de UX

Nas últimas clínicas de produtos que foram realizadas no Brasil, nossa reportagem ouviu relatos de os interiores dos automóveis não estavam prontos ou até mesmo não existiam. Mas isso tem uma explicação, as marcas estão usando laboratórios em suas sedes para levar clientes e colaboradores para avaliar os novos produtos.

Design Center Latam
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

No Design Center Latam, o laboratório de UX, tem um simulador de realidade virtual em que se pode dirigir por vias uma cidade. Ainda em desenvolvimento, o equipamento permite analisar as reações dos clientes que terão o primeiro contato com o painel de um novo modelo, a nova central multimídia ou novo quadro de instrumentos.

Atrás dos espelhos, como numa sala de interrogatórios, ficam as pessoas ligadas ao desenvolvimento do produto para analisarem as reações dos futuros consumidores da novidades.

Design Center Latam
Foto | Leo Lara/Fiat/Divulgação

Sala Virtual

O local também abriga a Sala Virtual equipada com projetor laser e tela de vidro com grande resolução para mostrar o carro em tamanho real. O uso da tela de vidro também tem sua função, ali com suas fitas adesivas em mãos, os designers podem simular algum recorte novo numa peça ou um novo formato de farol.

Todos os detalhes do Design Center foram cuidadosamente pensados para facilitar ao máximo o desenvolvimento do novo carro e também para deixar os colaboradores num ambiente mais aconchegante.

Integração

O novo Design Center Latam tem integração direta com os outros três centros de design da marca em Detroit (Estados Unidos), Turim (Itália) e Xangai (China).

Investimento

Para ter equipamentos e espaço de ponta, a FCA investiu alto. No total, o novo Design Center Latam recebeu investimentos da ordem R$ 11,4 milhões. Um salto enorme que desde a inauguração do Centro Estilo Fiat do Brasil, em 2002 que era responsável na época somente pode modelos Fiat. Agora, dezessete anos depois, o novo centro é um multibrand que tem como desafio ter criar novas ideias para as marcas Jeep e RAM para a América Latina.

Siga nossas redes sociais