Safety Center – FCA inaugura centro de segurança em Betim (MG)

FCA inaugurou hoje (17/7) o centro de segurança que permite realizar todos os tipos de testes estruturais para projetar um veículo do primeiro esboço até a linha de produção

Por Paulo Eduardo

Um dia depois de os Fiat Argo e Cronos terem sido jogados contra a parede pelo instituto Latin NCAP, a FCA inaugura o tão esperado centro de segurança. Para comemorar a inauguração do Safety Center, FCA fez o crash test frontal de uma Fiat Toro. A caminhonete havia sido testada pelo instituto Latin NCAP, mas presenciar é diferente. O objetivo do investimento de R$ 40 milhões é ter autonomia no desenvolvimento do início ao fim de um novo carro. Anteriormente, a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) utilizava o centro europeu ou o dos Estados Unidos.

Safety Center FCA
Foto | Paulo Eduardo

Independência

A independência deixa eufórica a equipe de engenharia da unidade de Betim. O valor de cada teste desses varia de R$ 200 mil a meio milhão de reais. A área total é 7.600 metros quadrados e a pista de 130 metros tem capacidade para realizar testes de impacto de até quatro toneladas a 100 km/h. As provas avaliam a estrutura do automóvel, calibração dos airbags e demais sistemas de retenção dos ocupantes, como cintos e apoios de cabeça.

Safety Center FCA
Foto | Paulo Eduardo

De acordo com Marcio Tonani, diretor de desenvolvimento da FCA para América Latina, o espaço coloca a empresa em destaque para os requisitos do programa do governo federal Rota 2030.  No centro de segurança, podem ser realizados testes de impacto frontal, posterior e lateral contra barreira rígida e postes conforme padrão internacional, abrangendo homologações e testes de agências independentes não governamentais.

Safety Center FCA
Foto | Paulo Eduardo

Provas físicas

O centro está interligado ao desenvolvimento de produtos, desde o conceito, simulações virtuais, até as provas físicas de desenvolvimento e homologação, e início da produção. O ganho é em precisão e economia de protótipos. A produção de um modelo real é feita somente depois de análises em 3D. A FCA garante usar materiais de alta resistência na estrutura de todos os seus produtos.

Siga nossas redes sociais