[Teste de Impacto] Isofix eleva pontuação do Etios em novo teste do Latin NCap

Compacto japonês obteve quatro estrelas na proteção de adultos e crianças
Etios Latin NCAP
Foto | Latin NCAP/Divulgação

O Latin NCap promoveu uma bateria de ensaios em julho, em que foram avaliados modelos como Argo e Cronos e um novo teste com o Toyota Etios. A boa nova é que o compacto japonês obteve melhor pontuação na proteção a crianças. Foram quatro estrelas obtidas, contra duas na primeira avaliação, em outubro de 2012.

Segundo o órgão independente, com sede no Uruguai, o uso do Isofix foi fundamental na melhora da segurança para os pequenos. Os ganchos foram incorporados ano modelo em 2016 e garantiram nota máxima na proteção de impactos laterais. Outro ponto que foi determinante na má avaliação em 2012, foi a proteção da cabeça.

Vulnerável

Em 2012, as assentos fornecidos vendidos como acessórios da Toyota deixavam a região bastante vulnerável, o que parece te sido resolvido com as diversas opções de cadeirinhas utilizadas no novo ensaio, com fixação pelo Isofix.

Adultos

Já nos testes para avaliar a proteção de adultos, o Etios repetiu as mesmas quatro estrelas de 2012. Os testes revelaram proteção marginal (mediana) para tórax e perna esquerda do motorista, em colisão frontal, assim como no choque lateral.

Apesar de mostrar boa proteção a colisões laterais, que tem sido um dos testes que mais desabona populares e compactos no Brasil, o Latin NCap considerou a estrutura do Etios instável, e pontuou negativamente a falta de bolsas e cortinas laterais.

Etios Latin NCAP
Foto | Latin NCAP/Divulgação

Post e ESP

Contou a favor do Etios o controle de estabilidade (ESP), que se tornou item de série no modelo. Segundo o órgão, o equipamento atendeu aos requisitos exigidos. Já o Teste do Post não foi realizado, justamente pela ausência de bolsas laterais.