Fábrica de Betim terá seis novos modelos até 2022. Unidade pernambucana tem uma novidade Jeep confirmada e poderá receber ainda uma nova picape média em 2021
Fiat em Betim
Foto | Fiat/Divulgação

Por Marlos Ney Vidal (*)
De São Paulo

O presidente da Fiat Chrsyler Automobiles (FCA), Antonio Filosa, confirma o investimento de R$ 14 bilhões para o desenvolvimento de novos modelos, motores e melhorias em suas fábricas de Betim (MG) e Goiana (PE). O aporte irá até 2022. Para a fábrica mineira a marca confirmou a produção de três SUV´s. Já para a unidade pernambucana tem confirmada a chegada de um SUV de luxo de sete lugares com a marca Jeep. Ainda sem confirmação oficial, a fábrica poderá ter ainda uma nova picape média que atuaria em segmento superior ao da Toro.

25 novidades

O executivo também confirmou o lançamento de 25 novos modelos para o mercado nacional. Entre as novidades estão novos modelos, reestilizações e versões. A fila de novidade começa em 2019 com a chegada do Argo aventureiro. No fim do mesmo ano chega a nova picape compacta da marca que ficará abaixo da Strada.

Betim

Como nossa reportagem antecipou em fevereiro, a fábrica de Betim terá uma picape derivada do Mobi para 2019, um novo hatch em 2020 (substituto do Uno) e para 2022 a marca terá a nova geração da Strada. Além deles, a marca confirmou a chegada de três novos SUV´s para o mercado brasileiro que serão produzidos em Betim (MG).

Siga nossas redes sociais

·         Acompanhe o Autos Segredos no Instagram
·         Curta nossa fanpage no Facebook
·         Confira o canal do Autos Segredos no YouTube

Novo hatch compacto (Uno)

Para 2020, a marca lançará um novo hatch, que a princípio é tratado como a nova geração do Uno. O hatch será construído a partir da plataforma MP1 já usada em Betim pelo Fiat Argo. Ainda não há muitos detalhes do projeto, mas, o hatch terá dimensões para se manter abaixo do Argo e acima do Mobi. No quesito visual, o hatch seguirá a nova identidade visual da marca, presente nos últimos lançamentos (Argo e Mobi). Faróis espichados e grande entrada de ar estarão presentes na dianteira do novo Fiat Uno.

Strada

Para 2022, a Strada finalmente terá uma nova geração. Assim como o novo hatch, a picape será construída a partir da plataforma MP1 de Argo e Cronos. Chamada de Projeto X6P, o modelo terá motores Firefly turbo.

Fiat Argo aventureiro
Projeção | Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos

SUV´s

A trinca SUV´s começará a chegar em 2020. Não se sabe se o Argo aventureiro faz parte dos modelos, afinal, todos os concorrentes diretos estão chamando seus hatches aventureiros de SUV´s. Os outros dois já confirmados serão um SUV/crossover com capacidade para cinco ocupantes e boa capacidade de carga. O terceiro SUV será maior e poderá levar sete ocupantes.

Jeep

Para a fábrica nordestina, a FCA confirmou a chegada de um terceiro modelo Jeep. Lá, a marca produzirá um SUV de luxo com capacidade para levar sete ocupantes. O SUV será construído a partir da arquitetura da Toro, Compass e Renegade. Na motorização, a marca manterá a oferta de motores diesel e flex.

Firefly turbo

Como o Autos Segredos antecipou em 2015, os motores Firefly passarão a contar com tecnologia turbo. Nesse caso, o motor 1.0 passará a ter 12 válvulas e o 1.3 terá 16 válvulas.

Câmbio automático

A marca também confirmou a chegada do câmbio automático Aisin de seis velocidades para os motores Firefly turbo.