Crossover baseado em modelo do grupo chinês GAC deve começar a ser vendido no México ainda este ano; novo SUV da Dodge tem dimensões que o deixam entre Compass e Commander
Sem o Journey em sua linha desde 2020, a Dodge ficou com um rombo no portfólio em alguns mercados. No Brasil, então, ficou sem portfólio, já que o modelo era o único da marca vendido por aqui. A marca, porém, já tem um sucessor no manga: é o Hornet, modelo que chega em 2022 e tem como base o Alfa Romeo Tonale. No entanto, a divisão mexicana da empresa pretende preencher a lacuna com outro produto ainda este ano.
De acordo com nossos amigos do site Mopar Insiders, a Dodge México irá, ao que tudo indica, lançar um rebadge do Trumpchi GS5. O crossover é feito pelo grupo chinês GAC, com quem a Stellantis, por meio da FCA, tem relação de longa data.
O GS5 é feito sobre a plataforma do sedã GA5, que, por sua vez, é baseado no Alfa Romeo 166. Embora a arquitetura venha de lá dos anos 1990, passou por inúmeras atualizações ao longo do tempo — sendo a última delas em 2018. Além disso, o modelo foi reestilizado recentemente e teve seu nome trocado para GS4 Plus.
LEIA TAMBÉM:
Quanto às dimensões, o GS5 fica entre os Jeep Compass e Commander. Bom dizer também que, embora apresente medidas similares, o crossover perde em comprimento e entre-eixos para o finado Journey. O modelo chinês tem 4,69 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,72 m de altura e 2,71 m de entre-eixos.
Não dá para cravar qual será o conjunto mecânico do novo SUV que a Dodge oferecerá no México em substituição ao Journey. No mercado chinês, os amigos do Mopar Insiders lembram que o crossover da GAC pode vir equipado com motor 1.5 que rende 168 cv de potência e 27 kgfm de torque.
A transmissão, por sua vez, pode ser automática de cinco velocidades ou manual de seis marchas com opção de tração dianteira ou integral.
Ainda não temos informações concretas sobre a venda do novo SUV da Dodge mexicana no Brasil. Já podemos, contudo, especular sobre a chegada do modelo em nosso mercado.
Assim como o “finado” Journey, o crossover que tomará como base o GS5 será feito no México. Isso faz com que seja aberta uma nova porta para a Dodge no Brasil, caso a Stellantis, claro, queira trazer a importante marca de volta para o nosso país.