Em janeiro, um acidente com Celta 2014 no estado de Sergipe resultou na morte do condutor do veículo devido aos estilhaços do insuflador do airbag mortal

Após a morte de um motorista sergipano, condutor de um Celta 2014, a General Motors dona da Chevrolet convoca recall para unidades do Celta e do Classic por conta dos airbags mortais. O chamado atinge no total 235.845 unidades.

Airbag  mortal
Foto | Chevrolet/Reprodução

Atendimento

O serviço de reparo já pode ser agendado e conserto começa no dia 5 de agosto de 2020. O tempo estimado para substituição do airbag mortal é de uma hora.

Chassis

As unidades do Chevrolet Celta afetadas pelo recall são modelos 2013 a 2016 com chassis de número DG124288 a GG100849. Elas foram produzidas entre 22 de agosto de 2012 a 15 de abril de 2015.

Já as unidades do Classic são modelos 2013 a 2016 com chassis de número DB186193 a GR160004. Elas foram produzidas entre 4 de julho de 2012 a 10 de junho de 2016.

Riscos

De acordo com comunicado da Chevrolet, em caso de colisão que demande o acionamento do sistema de airbag, constatou-se a possibilidade de falha do componente “insuflador” do airbag do volante do veículo. Devido a uma possível degradação do insuflador, o componente torna-se sujeito a romper-se. Caso isso ocorra, poderá haver a dispersão de fragmentos de metal de sua carcaça, podendo causar danos materiais, lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo.

Solução

Para resolver a grave falha, a Chevrolet substituirá o airbag do lado do motorista.

Vítima

No comunicado da General Motors enviado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a marca alegou que tomou conhecimento da morte do condutor ocorrido em Aracaju (SE) em 15 de julho. A marca afirmou que entrou em contato com os proprietários do veículo, mas não teve sucesso até a presente data.

O fabricante também disse iniciou as investigações sobre a relação do acidente com o recall dos airbags Takata, mas ainda não possui conclusões a serem apresentadas.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) diz que ainda não há pronunciamento do fornecedor acerca de eventual relação entre o acidente ocorrido no Estado de Sergipe e a campanha de recall.

Celta

Segundo o Senacon, no caso específico do veículo Celta, o DPDC abriu averiguação preliminar em face da GM, com a finalidade de apurar o nível de diligência do fornecedor na adoção das medidas cabíveis para mitigar os riscos relacionados ao dispositivo objeto de campanha. Segundo Leonardo Marques, Coordenador-Geral de consultoria técnica e sanções administrativa, o DPDC está acompanhando o caso com atenção, especialmente tendo em vista que questões relacionadas à saúde e à segurança do consumidor são pontos de acompanhamento estratégico por organismos internacionais como a OCDE e a UNCTAD.

Atualmente, o caso se encontra em fase de averiguação preliminar, em que são levantadas provas e informações. Caso ocorra a instauração de processo administrativo sancionador, o que depende da presença de indícios suficientes de materialidade de infração ao CDC e de autoria, é possível que seja aplicada sanção de multa em eventual decisão, se infrações aos direitos dos consumidores forem confirmadas. Neste caso, a sanção poderá chegar superar R$ 10 milhões de reais.

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