Comunicado de vendas GMB KAL 2019 enviado pela Chevrolet suspende entregas do Onix Plus e convoca recall para solucionar o grave defeito que pode causar incêndios no recém-lançado sedã
Onix Plus Fogo
Foto | Reprodução/Internet

Depois dos casos de incêndios envolvendo unidades do Onix Plus no pátio do fabricante e também no Maranhão, a Chevrolet envia comunicado aos seus concessionários suspendendo as entregas do sedã. De acordo com o comunicado de vendas GMB KAL 2019, além de não entregar as unidades vendidas, a marca fará recall das unidades já vendidas.

Onix Plus Fire
Foto | Reprodução

Segundo o comunicado da marca, em condições muito especificas de pressão atmosférica, temperatura, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode apresentar falha com riscos de danos ao motor e potencial incêndio.

Onix Plus Fogo
Foto | Reprodução/Internet

Ainda segundo o comunicado, a falha poderá ser notada por um alerta visual no painel de instrumentos (luz do motor).

Em caso de incêndio, há risco de danos físicos, materiais e até fatais aos ocupantes dos veículos e a terceiros.

Onix Plus Fogo
Foto | Reprodução/Internet

Solução

Para solucionar o problema, a marca prepara uma versão atualizada do software de gerenciamento do motor para eliminar o risco.

Para os clientes que já estão de posse do Onix Plus, a marca disponibilizará um carro alugado pelo tempo que for necessário.

Recomendação

Em resposta ao Autos Segredos, a General Motors recomenda que todos os proprietários de Onix Plus devem levar seus veículos até a Concessionária Chevrolet de sua preferência. A GM disponibilizará para todos os clientes um veículo reserva alugado até que o procedimento de atualização do software em seu veículo seja efetuado

Saiba mais:
Onix Plus já tem dois casos de incêndios confirmados

Por fim, o IT48G/2019 é para inspeção e eventual substituição da Porca de aterramento.

Resposta da General Motors

Nossa reportagem entrou em contato com a General Motors que nos enviou a nota reproduzida abaixo, depois da publicação da matéria. Confira o que o fabricante diz sobre o caso:

“A General Motors tem como prioridade a segurança dos seus clientes. Por isso, informa que está prontamente convocando os proprietários do Onix Plus modelo 2020 entregues até então para atualização do software de gerenciamento do motor.

Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.

Os proprietários dos modelos envolvidos serão chamados a comparecer a uma concessionária Chevrolet para realizar de forma gratuita o serviço.

Destacamos que o incidente anterior, ocorrido no pátio da fábrica de Gravataí em setembro, foi um caso isolado provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo.”

Outros chamados

Além do recall por risco de incêndio, O Onix Plus já teve três chamados para correção de falhas. O chamado IT 041 GC-2019 é para inspeção do chicote do painel de instrumentos. Outro com o código IT 05G/2019 é para correção do número de série do motor no documento do veículo.

Siga nossas redes sociais

(*) Matéria atualizada às 14h34 para inclusão da posição oficial da General Motors.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.