Preços partem de R$ 124.900 para a versão de entrada 250TSI do Volkswagen Tiguan Allspace. Versão topo de linha usa motor 2.0 TSI e capacidade para sete ocupantes
Volkswagen Tiguan Allspace
Foto | Volkswagen/Divulgação

Paula Carolina (*)
De São Paulo

O Volkswagen Tiguan Allspace, é primeiro de cinco novos SUVs que serão lançados pela montadora no Brasil até 2020. O modelo já está à venda, pelo site da VW, e chega em três versões de acabamento, com preços a partir de R$ 124.900.

Volkswagen Tiguan Allspace
Foto | Volkswagen/Divulgação

De entrada

A versão de entrada é a Allspace 250TSI de cinco lugares, com motor 1.4l flex, que desenvolve 150cv de potência tanto com gasolina como com etanol e é a que tem preço sugerido de R$ 124.900; em seguida, vem a Allspace Comfortline 250TSI, com sete lugares e mesma motorização, por R$ 149.990. Ambas são equipadas com o câmbio DSG de seis marchas, automatizado de dupla embreagem. E, finalmente, a versão topo de linha, Allspace R-line 350TSI, equipada com o motor 2.0l a gasolina, que desenvolve 220cv de potência. Só é comercializada com sete lugares e a transmissão é a DSG 4motion de sete velocidades, automatizada de dupla embreagem. A tração é integral 4Motion. Preço sugerido: R$ 179.990. Para as três versões, o único opcional possível é o teto solar, por R$ 4 mil.

Volkswagen Tiguan Allspace
Foto | Paula Carolina/Autos Segredos

Só sobrou o nome

O Volkswagen Tiguan Allspace que, conforme a montadora é totalmente diferente da primeira geração, “só ficou o nome”, foi desenvolvido na moderna plataforma modular MQB, que lhe garantiu dimensões generosas. O carro tem 4.701 m de comprimento e distância entre-eixos de 2.790 m (185cm a mais do que o modelo anterior). Medidas que não variam nas três versões. A única variação está no porta-malas que, na versão de cinco lugares, tem 710 l, e, nas de sete, 686 l com os bancos rebatidos. A diferença se deve, conforme a montadora, ao posicionamento da terceira fileira de bancos, que ainda que rebatidos tomam um pouco de espaço do porta-malas. Já quando os bancos não estão rebatidos, a capacidade cai para 216 l.

Volkswagen Tiguan Allspace
Foto | Volkswagen/Divulgação

A flexibilidade no interior também permite que apenas um dos bancos seja rebatido. Ou, por outro lado, que os da segunda fileira também sejam deitados para a acomodação de uma carga maior.

Terceira fileira

Para se ter acesso à terceira fileira, é preciso puxar para frente o banco da segunda fila do lado desejado e depois descer o encosto. O manuseio é simples, mas o acesso é estreito como na maioria dos veículos com sete lugares. Aliás, também como na maioria dos carros que oferecem essa opção, o espaço para quem vai na terceira fileira é pequeno. As pernas ficam apertadas, mesmo com a possibilidade de se afastar os bancos da segunda fileira. Bom mesmo para trajetos curtos e pessoas pequenas.

Volkswagen Tiguan Allspace
Foto | Volkswagen/Divulgação

Andando

Durante o lançamento do modelo, a versão testada pela reportagem foi a de entrada, com motor 1.4 flex, que dá conta do recado, principalmente nas rodovias. No trânsito urbano, em situações que demandam decisões rápidas, fica mais visível o tempo de resposta do câmbio automatizado que poderia ser um pouco mais ágil, mas não chega a comprometer.

Volkswagen Tiguan Allspace
Foto | Paula Carolina/Autos Segredos

O acabamento é bom, mas nada além do esperado para a faixa de preço, que pede mais cuidado mesmo. Os bancos são em tecido de boa qualidade na versão de entrada e em couro nas demais.

Segurança e tecnologia

O Volkswagen Tiguan Allspace tem seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais e dois de cortina, que protegem os ocupantes da primeira e segunda fileira. Quem senta na terceira não tem essa proteção.

Volkswagen Tiguan Allspace
Foto | Volkswagen/Divulgação

Um enorme aparato tecnológico compõe o pacote de segurança do Tiguan Allspace. A maior parte das funções, no entanto, estão presentes apenas na versão topo de linha, R-line. Um dos destaques é o sistema Pró-active que, ao perceber uma condição de perigo, prepara o veículo para uma possível colisão: o cinto de segurança fica mais firme, vidros e teto panorâmico se fecham.

Volkswagen Tiguan Allspace
Foto | Paula Carolina/Autos Segredos

Pós-colisão

Outro sistema de segurança é a frenagem pós-colisão que, após detectar batida em um obstáculo, induz a uma desaceleração a 6m por s², fazendo com que acendam luz de freio e pisca-alerta.

Siga nossas redes sociais

O HBA reconhece a frenagem de emergência, reconhecendo o reflexo do motorista e auxiliando na força de frenagem para alcançar um melhor desempenho.

Volkswagen Tiguan Allspace
Foto | Volkswagen/Divulgação

O pacote de segurança conta, ainda, com sistema de detecção de pedestres com sensor de radar e faróis full led com Dynamic Light Assist, que regula o facho de luz para não atrapalhar o motorista do carro que vem em sentido contrário (na versão Comfortline, sistema mais “básico” abaixa automaticamente o facho de luz).

Detector de fadiga é de série nas versões.

Volkswagen Tiguan Allspace
Foto | Paula Carolina/Autos Segredos

Conforto

Entre os itens de conforto e conveniência chamam a atenção o ar-condicionado de três zonas, que permite o controle da temperatura pelos passageiros da segunda fileira, independentemente da temperatura escolhida pelos ocupantes da frente. E o easy open close, que possibilidade a abertura automática do porta-malas pelo movimento dos pés (só disponível na versão topo de linha).

Volkswagen Tiguan Allspace
Foto | Volkswagen/Divulgação

Ofensiva

O Volkswagen Tiguan Allspace faz parte de uma grande aposta da marca no segmento de SUVs, principalmente no Brasil. A VW, que quer mudar sua imagem e posicionamento de vendas no país, disputando a liderança, e pretende colocar 20 novos produtos no mercado até 2020 (alguns já lançados como Polo, Virtus e Amarok V6) e está investindo na melhoria de suas plantas em todo o país.

SUV´s e mais SUV´s

Dos SUVs, sem dúvida uma outra grande aposta será o também já anunciado T-Cross, que disputará mercado no segmento do Jeep Renegade. Abaixo dele, virá um novo crossover ainda sem nome oficial e, acima, o Tarek. Todos três com tamanho e faixa de preço inferiores ao Tiguan Allspace. Já o último dos cinco é o maior deles, por enquanto chamado de B-SUV.

(*) A jornalista viajou à convite da Volkswagen do Brasil.