InícioMarcasChevrolet Novo Chevrolet Onix Plus joga pressão nos concorrentes

[Primeira volta] Novo Chevrolet Onix Plus joga pressão nos concorrentes

- publicidade -
- publicidade -
Com seis airbags, controles de tração e estabilidade e motor 1.0 Turbo, Chevrolet Onix Plus chega com preços agressivos. Porém, assentos curtos não apoiam bem as pernas
Chevrolet Onix Plus Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Porto Alegre (RS)

Novo motor, nova plataforma, novos itens de segurança e mais tecnologia e mais espaço interno formam o combo para deixar o Chevrolet Onix Plus frente aos seus principais concorrentes. Incialmente o sedã será vendido somente nas versões equipadas com motorização 1.0 Turbo. Os preços ficam em R$ 58.790 para a versão de entrada e chega aos R$ 76.190 para a topo de linha completa.

Chevrolet Onix Plus Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Tática agressiva

Com essa postura agressiva de preços, a marca jogou pressão para cima de seus principais concorrentes, que terão que trabalhar em suas planilhas para tentar reverter a situação. No fim do evento de lançamento, os executivos da Chevrolet eram só sorrisos ao posar do lado carro com suas equipes, todos faziam sinal de número 1 com as mãos, indicando que o sedã manterá a liderança conquistado pelo antigo Prisma, que também se chamará Onix Plus.

A alegria deles se justifica, afinal ao agregar equipamentos e ainda manter os preços do modelo, o trabalho de vender o modelo será bem mais fácil. No começo, o consumidor não encontrará preços com bonificações, muito comuns para a geração atual. Aliás, o novo Chevrolet Onix Plus será vendido com seus preços cheios ou até mesmo com sobre preço. Bonificações só deverão ser praticadas alguns meses depois do lançamento.

Chevrolet Onix Plus Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Preços Chevrolet Onix Plus

  • Chevrolet Onix Plus LT 1.0 aspirado manual: R$ 54.990
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 turbo automático: R$ 58.790
  • Chevrolet Onix Plus LT 1 1.0 turbo manual: R$ 61.190
  • Chevrolet Onix Plus LT 1.0 Turbo automático: R$ 66.490
  • Chevrolet Onix Plus LTZ 1.0 Turbo manual: R$ 65.790
  • Chevrolet Onix Plus LTZ 1.0 Turbo automático: R$ 70.990
  • Chevrolet Onix Plus Premier 1.0 Turbo automático: R$ 73.190

Desenho

O novo Chevrolet Onix Plus não tem linhas visuais revolucionárias. Seguindo a atual identidade visual da marca, o desenho remete à alguns modelos da marca como o Cruze. Gosto não se discute, porém não há como negar a evolução do Onix Plus, no final seu desenho agrada bem aos olhos. Há tempo os sedãs deixaram de ser hatches com um puxadinho de terceiro volume para bagagens. O Onix Plus seguiu a regra e tem portas traseira com formato exclusiva, a estampagem tem o mesmo desenho do Onix, incluindo seus vincos.

Saiba mais:
Confira as versões e itens de série do Onix Plus Turbo.

O terceiro volume dá identidade própria ao sedã e ainda. As lanternas com assinatura de LED se estendem pela tampa do porta-malas e são funcionais. Falando em bagageiro, o Onix Plus têm 469 litros de capacidade para bagagens, mas o formato proporciona melhor aproveitamento do espaço. A “boca” maior também facilita o armazenamento das malas.

Evolução em segurança

Desde a versão 1.0 LT aspirada, o novo Chevrolet Onix Plus se torna referência em relação aos itens de segurança. Ao todo são seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais e dois de cortina. O modelo ainda conta com controles de tração e estabilidade.

Na versão Premier, o sedã também recebe assistente de partida em rampa. Como opcional, o modelo recebe alerta de ponto cego e assistente de estacionamento automático. Aliás, esses dois equipamentos não estão por exemplo no Toyota Corolla 2020.

Chevrolet Onix Plus Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento

O Autos Segredos andou na versão topo de linha Premier que tem acabamento interno bi-color, mesclando acabamento preto e bege no habitáculo.

O painel é construído em plástico rígido e os materiais não saltam aos olhos, tem aspecto simples, mas estão páreos em relação aos concorrentes diretos.

A parte superior do painel tem acabamento em preto e uma faixa bege acompanha toda a parte central. A mesma lógica é seguida nos forros de porta, nas dianteiras uma aplique bege em material sintético é sensível ao toque. Porém, o aplique nas portas traseiras são em plástico duro.

A marca peca ao não ofertar saída de ar-condicionado para o banco traseiro, mas oferta duas entradas de USB para carregamento rápido de celulares.

Chevrolet Onix Plus Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ergonomia

No geral todos os comandos estão ao alcance das mãos do condutor, os de vidros elétricos estão bem posicionados nos apoios de braços das portas. Na versão Premier, a coluna direção tem ajuste de altura e profundidade. Com novo desenho, o volante também proporciona boa pega até em manobras.

A central multimídia Mykink que agora é flutuante está bem posicionada e é de fácil manuseio, com dois ou três toques o usuário encontra a função desejada. O sistema é de fácil leitura até o mesmo com o Sol forte e não há reflexos para atrapalhar sua visualização.

Chevrolet Onix Plus Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O maior entre-eixos que agora é de 2,60 metros oferece bom espaço para os ocupantes do banco traseiro, a maior largura também diminui a “briga” de ombros dos três ocupantes da parte de trás.

Inteiriço, o posicionamento mais à frente do apoio de cabeça incomoda os ocupantes dos bancos dianteiros do novo Chevrolet Onix Plus. Já o apoio lateral dos bancos dianteiros cumprem sua função ao segurar o corpo dos ocupantes.

O posicionamento mais baixo do banco dianteiro em relação ao Prisma atual, deixou o Chevrolet Onix Plus mais confortável para se guiar.

Ponto negativo em termos ergonômicos são os assentos curtos do banco dianteiro que não apoiam bem as pernas dos passageiros. O problema se repete no banco traseiro.

Saiba mais:
Hyundai
HB20S também será renovado

Suspensão

A suspensão do Onix Plus é bem confortável e silenciosa. Em vias não asfaltadas ela cumpre sua função ao filtrar bem as imperfeições do solo, mesmo no banco traseiro o conforto não fica comprometido. Em curvas, mesmo abusando um pouco o pé direito não se escuta cantadas de pneu, mérito da ajuda eletrônica.

Chevrolet Onix Plus Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Andando

O novo Onix Plus evolui em todos os sentidos, incluindo novo motor 1.0 Turbo em substituição ao antigo 1.4 SPE/4. Com três cilindros, o propulsor rende potência de 116 cv a 5.500 rpm com gasolina ou etanol. Já o torque é de 16,8 kgfm a 2.000 rpm com etanol e 16,3 kgfm a 2.000 rpm com gasolina.

A evolução em relação ao antigo propulsor é gritante. O motor 1.0 Turbo enche rápido e permite retomadas bem ágeis, o menor peso também ajuda, completa, a versão Premier pesa 1.117 kg. Ao deixar cair a rotação e provocar uma retomada, as trocas de marchas são realizadas em rotações mais altas. O câmbio é o mesmo da geração atual, mas está com melhor calibração e as trocas são feitas no tempo certo, sem a hesitação da geração atual ligada ao motor 1.4. As opções de trocas manuais continuam sendo feitas por botões instalados na alavanca de câmbio.

O Onix Plus tem bom isolamento acústico e o capô tem forração interna para diminuir ruídos de funcionamento e vibração característica dos motores de três cilindros.

(*) O jornalista viajou à convite da Chevrolet

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -