Reestilização deixa o Kicks Exclusive mais bonito. Há novos itens de segurança opcionais na versão mais cara assim com alteração na suspensão

Por Paulo Eduardo

A Nissan acertou na alteração do visual dianteiro do Kicks. A grade maior deixou o carro mais bonito. Na versão Exclusive os faróis principais, os auxiliares, lanternas e sinalizadores de direção (seta) são em LED.

O Kicks Exclusive tem na lista de opcionais novidades nos itens de segurança como alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa com ligeira vibração no volante, farol com facho alto automático e alerta de tráfego cruzado traseiro.

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Está mantida opcionalmente a frenagem automática de emergência já presente na versão topo de linha do modelo anterior. Em caso de colisão iminente, o sistema atua nos freios. É de série a visão de 360 graus com quatro câmeras: uma na frente, outra atrás e cada retrovisor externo tem uma.

Outra alteração é o tratamento acústico no para-brisa para diminuir ruído na cabine. O som Bose com oito alto-falantes, sendo dois no apoio de cabeça do motorista, e tela multimídia de oito polegadas também são novidades da versão Exclusive.
Na mecânica, novos pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção. Isso resultou na firmeza da suspensão e melhorou a área de contato, com resposta mais direta da direção em velocidade e manobra. O diâmetro de giro de 10,2 metros facilita manobrar em espaço reduzido.

O comportamento dinâmico do Kicks Exclusive transmite confiança, apesar dos 20 centímetros de altura do solo. A nova fixação do eixo traseiro acompanha melhor o movimento da traseira na mudança de faixa, além de melhorar a estabilidade. Na prática, dirigir está melhor.

Pneus com mais atrito foram adotados para diminuir espaço de frenagem. O Kicks Exclusive freia muito bem e requer menos espaço até a parada total. Rodar é confortável, mas pneus de perfil baixo transferem as imperfeições para o habitáculo.
A versão Exclusive conta ainda com controle dinâmico do chassi. Há sensores que atuam na suspensão, nos freios, no motor e na movimentação da carroceria para manter o carro na trajetória. Ao menor sinal de descontrole, o sistema entra em ação.
Os bancos dianteiros denominados Gravidade Zero têm ótima anatomia. Mantêm a posição ideal e evitam cansaço em percurso maior ao apoiar adequadamente a pélvis ao tórax.

O acabamento interno do Nissan Kicks Exclusive tem encaixes e montagem benfeitos. Plástico duro no painel central e na forração de portas. Destoa o prime no compartimento do motor e sob o forro do porta-malas. Economia de palito em versão topo de linha.

O que precisa evoluir é o desempenho. Apesar da relação peso/potência de 9,9 kg/cv, o Kicks Exclusive é lento na retomada de velocidade. Ultrapassagem precisa ser bem calculada para evitar apuros na estrada.

O câmbio é o CVT de infinitas relações de transmissão, que tem modos Sport e Low. No Sport, o motor trabalha em rotações mais elevadas em relação ao D. A 100 km/h em Drive, o motor gira a 1.600 rpm diante de 3.200 rpm no modo Sport.
Nem assim as retomadas melhoram. O modo L é adequado em descida para poupar os freios. Não há opção de troca manual.
Volante agrupa comandos de fone, áudio, computador e controle de velocidade. Tem ótima pega e material rugoso evita deslize acidental. Ar-condicionado é automático e digital.

Ficha técnica Kicks Exclusive 1.6

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.598 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, de 114 cv (etanol/gasolina) de potência máxima a 5.600rpm e torque máximo de 15,5 kgfm (e/g) a 4.000 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT de infinitas relações

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,2 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira; ESP (controle de estabilidade de tração) e HSA (assistente de partida em rampa),

Suspensão
Dianteira, independente, com barra estabilizadora, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção; altura do solo, 20 centímetros; ângulos de ataque/saída (graus), 20/28

Rodas/pneus
7×17”de liga leve /205/55R17

Peso
1.139 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
411 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,31; largura, 1,76; altura, 1,59; distância entre-eixos, 2,61

Capacidades (litro)
Porta-malas, 432; tanque, 41

Desempenho
Velocidade máxima, 175 km/h (e)/(g); aceleração até 100km/h, 11,8 segundos (e/g)

Consumo (km/l)
Urbano, 7,6 (e) e 11,3 (g); estrada, 9,3 (e) e 13,6 (g)

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