Instabilidade cambial não permitiu preços mais atraentes para o Kia Rio que parte de R$ 69.990
Rio
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marlos Ney Vidal (*)
De São Paulo

Apresentado nas edições de 2016 e 2018, o Kia Rio finalmente começa a ser vendido no Brasil. Ofertado nas versões LX por R$ 69.990 e na EX por R$ 78.990, o importador tem metas bem tímidas para o hatch e espera vender em 2020 2.400 unidades. A instabilidade cambial não permitiu preços mais convidativos para o hatch que brigará na parte mais alta do segmento de compactos.

Rio EX
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Mix

Segundo Ary Jorge, Diretor de Vendas Kia, o Kia EX será a responsável por 80% das vendas do Kia Rio. A versão de entrada fica apenas com 20% de participação neste começo de caminhada do hatch.

Rio EX
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Concorrentes

O Kia Rio está posicionado na parte mais alta da tabela dos hatches compactos. Assim, ele brigará com Fiat Argo nas versões Precision e HGT, como Polo 200 TSI nas opções Comfortline e Highline. Já com o primo Hyundai HB20 a disputa ficará entre as versões Evolution e Diamond.

Mas pelo volume de vendas estimado, a marca apenas marcará posição entre os hatches compactos do mercado. Com a estimativa de 2.400 unidades neste ano, a média mensal será de 200 carros.

Kia Rio EX
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Tamanho

O Kia Rio EX tem 4,06 metros de comprimento; 1,72 m de largura; 1,45 m de altura e 2,58 m de entre-eixos. Na prática, o entre-eixos maior que o dos principais concorrentes não se reflete em mais espaço, assim apenas dois passageiro viajam confortavelmente. Mesmo com os bancos dianteiros totalmente recuados para trás, os passageiros das extremidades do banco traseiro ainda ficam com um pouco de espaço para os joelhos.

Apesar do assoalho ter túnel mais baixo, não há espaço para os pés do passageiro que vai assento do meio.

Kia Rio EX
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Os passageiros que vão entrar no banco de trás devem tomar cuidado para não baterem a cabeça na coluna “C”.

Já o assento dos bancos traseiros apoio melhor as pernas dos ocupantes. Na dianteira, os assentos são curtos, o que não é o ideal.

Kia Rio EX
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento

O Autos Segredos teve um breve contato com Kia Rio EX que é a versão topo de linha do hatch. Os materiais do painel e das forrações de porta são em plástico rígido, mas apresentam boa qualidade. Somente os apoios de braços das portas dianteiras contam com material levemente sensível ao toque. A versão topo de linha conta com revestimentos dos bancos em couro que também é replicado no volante e na manopla da alavanca de câmbio.

Ergonomia

A ergonomia do Kia Rio EX é um ponto positivo e todos os comandos estão ao alcance das mãos do motorista que não precisa fazer malabarismos para ter acesso as principais funções. O banco do motorista tem ajuste manual em altura. Já o volante que é multifuncional, só conta ajuste em altura.

Linhas

Apesar de ser um gosto pessoal, as linhas do Kia Rio agradam. Na porção dianteira, o famoso nariz de tigre está presente na grade principal. Fazendo composição com os faróis, a peça pode ser em colmeia na versão EX e fechada em acabamento Black Piano na LX. Os grandes faróis deixam a frente do Rio mais imponente.

De lado, o Kia Rio não tem a linha de cintura tão alta e as portas contam vincos mais profundos em sua parte inferior. Na versão LX, os retrovisores ganham aquecimento, rebatimento elétrico e repetidores de seta.

Não importando qual versão, as rodas são sempre de liga leve de 15” calçadas com pneus 185/65 R15, que deixam o rodar mais confortável. Mas um conjunto de 16” cairia melhor com o desenho do carro e ainda poderia ser um diferencial entre as versões.

Na traseira, as linha do Rio são mais convencionais e não chamam tanto à atenção. As lanternas são grandes e horizontais que invadem a tampa do porta-malas.

De série

A lista de itens de série do Kia Rio em sua versão de entrada LX é até compatível com os principais concorrentes. O hatch vem equipado com sistema multimídia, com tela de 7” sensível ao toque e conectividade com smartphones, por meio do Android Auto e do Apple CarPlay, ajuste elétrico dos retrovisores, câmera de ré, volante multifuncional com controles de chamada e do sistema de som, Bluetooth com reconhecimento de voz, sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS). Ar-condicionado e direção elétrica completam a lista.

Saiba mais:
Confira nossas primeiras impressões sobre o Cerato 2020.

Porém, o Kia Rio EX não é tão párea aos concorrentes. Pelos R$ 9 mil a mais, ela oferta todos os equipamentos da versão LX e agrega DRL – Daytime Running Light (em LED), auto cruise control, bancos revestidos em couro, ar-condicionado digital e retrovisores com rebatimento e setas integradas. Pelos equipamentos ofertados, se o consumidor quiser comprar o Kia Rio, a versão LX apresenta melhor custo-benefício.

Segurança

Não há diferença entre os equipamentos de segurança entre as versões do Kia Rio. Assim elas são equipadas com com assistente de partida em rampa (HAC) e controles de tração (TCS) e de estabilidade (ESC). Completam a lista gerenciamento da estabilidade veicular (VSM), controle de frenagem em curvas (CBC), freios ABS e airbags duplos. Pelo valor cobrado a mais pela versão EX, a Kia poderia ofertar mais itens de segurança como seis airbags.

Motor

O propulsor 1.6 16V rende potência de 123 cv a 6.000 rpm e torque de 16 kgfm a 4.700 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol no tanque, a potência é de 130 cv a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgfm a 4.700 rpm. O motor é ligado ao câmbio automático de seis marchas.

Andando

No curto e breve contato com o Kia Rio, o hatch se mostrou ágil com motor e câmbio apresentando um bom casamento. Mesmo em rotações mais altas, o bom isolamento acústico filtra bem os ruídos para dentro da cabine.

A transmissão tem trocas muito rápidas e suaves, em retomadas, o motor enche rápido e entrega a maior parte de seu torque de imediato. O conjunto deixa o Kia Rio bem ágil.

O Kia Rio tem um rodar agradável e às vezes até mais prazeroso que o Hyundai HB20.

Cores

O Kia Rio será ofertado nas cores Branco Claro, Branco Neve, Prata, Azul acinzentado, Vermelho, Cinza Urbano e Preto.

Garantia

Assim como os demais modelos da Kia, o Rio conta com garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

(*) O jornalista viajou à convite da Kia Motors do Brasil.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.