Aguardado há mais de um ano, o Peugeot RCZ enfim é lançado no Brasil, custando a partir de R$ 139.900, abaixo do que era pedido por algumas concessionárias da marca que já o possuíam há algumas semanas. Aliás, o valor está dentro da faixa de preço aguardada antes do aumento do IPI de veículos importados.

Importado da Áustria – ele é montado pela Magna Steyr – o Peugeot RCZ é um cupê do tipo 2+2 derivado da mesma plataforma dos mesma usada pelo 308, 308CC e 3008 – a dianteira e o painel não deixa mentir – ele que aposta em seu design incomum, no conjunto motriz e nos equipamentos para conquistar um nicho de mercado onde a Peugeot não estava presente. Seu concorrente direto, o Audi TT, tem preços partindo dos R$ 210 mil enquando a linha 2011 durar. O Mini Coupé também pode ser apontado como concorrente.

Baixo (1,36 m de altura) o cupê consegue um bom coeficiente aerodinâmico de 0,32, e ainda possui um aerofólio traseiro móvel que se abre em dois níveis: 19° à partir dos 85 KM/H e 34° acima dos 155 km/h, mas também é possível acioná-lo nesta posição por meio de um botão. O para-brisas mais inclinado que o comum, o teto e o vidro taseiro ondulados, o arco de alumínio e as rodas de 18 polegadas (19″ é opcional) também são destaques.O motor também é importante. Se trata do 1.6 16v THP, com turbo e injeção direta, na configuração que entrega 165 cv a 6000 rpm e 24,5 kgfm a partir dos 1400 rpm, que logo também estará disponível para o sedã 408. A diferença deste para o de 156cv usado pelo 3008 , está nos pistões, sistema de escape, catalisador, além da central de gerenciamento reprogramada. A transmissão é automática sequencial de seis velocidades. O 0 a 100 km/h é feito em 8,4 segundos e a velocidade máxima é de 213 km/h segundo a Peugeot.

Entre os equipamentos estão faróis de duplo xenon direcionais, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital Bi-Zone, sistema de som de alta fidelidade Hi-Fi JBL, bancos dianteiros elétricos com memória, bancos revestidos de couro, entre outros. A segurança é responsabilidade dos controles de tração (ASR) e estabilidade (ESP), freios ABS, quatro airbags e do Hill Assist, que na partida em aclives.

O Peugeot RCZ está disponível nas cores: Azul Tuanake, Cinza Sidobre, Preto Perla Nera, Vermelho Tourmaline, metálicas, e na Branco Nacre, perolizada. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Galeria

(Clique nas imagens para ampliar)


Fotos | José Mario Dias/Peugeot/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter