Grupo FCA faz estreia mundial da nova geração do Jeep Compass, no Brasil vendas começam amanhã (27/9). Nos Estados Unidos o modelo será lançado em março

Jeep_Compass_Limited_003Marlos Ney Vidal (*)
De Recife (PE)

A Jeep lança mundialmente no Brasil a nova geração do Compass. O SUV médio é o segundo modelo da marca fabricado no país e o terceiro produto da fábrica nordestina. Os preços partem de R$ 99.990 para a versão 2.0 Sport Flex e chega aos R$ 149.990 para a topo de linha Trailhawk.

Jeep_Compass_Longitude_Diesel_003A pré-venda começa amanhã (27/9) e as primeiras unidades serão entregues no fim de outubro. A marca espera vender 2.500 unidades mês do Compass. O mix de venda inicialmente será de 70% para as versões flex e 30% para as equipadas com motores diesel.

Confira os preços de todas as versões:

  • Jeep Compass Sport flex – R$ 99.990
  • Jeep Compass Longitude flex – R$ 106.990
  • Jeep Compass Limited flex – R$ 124.990
  • Jeep Compass Longitude diesel – R$ R$ 132.990
  • Jeep Compass Trailhawk diesel – R$ 149.990

O Compass 2017 chega com duas opções de motor, sendo uma flex e outra diesel, ambas 2.0. O propulsor flex é o 2.0 Tigershark flexível terão à disposição até 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque com etanol no tanque.  A tração é sempre dianteira e o câmbio é o automático de seis velocidades. A partir da versão Longitude as trocas podem ser feitas por aletas atrás do volante. Já o motor diesel rende é o 2.0 Multijet II turbo diesel que rende 170 cv de potência e torque de 35,7 kgfm. O motor trabalha em conjunto com uma caixa automática de nove velocidades – sempre com aletas atrás do volante – e tração 4×4 Jeep Active Drive Low.

Jeep_Compass_Longitude_Diesel_028Segundo a marca, com função 4WD Low (reduzida), a tração Jeep Active Drive Low presente nas configurações a diesel do Jeep Compass. Ela acompanha o sistema Selec-Terrain, basta girar o seletor no console central e o conjunto mecânico se adapta aos modos Snow (neve, para terrenos escorregadios), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (pedra), este último exclusivo da versão Trailhawk. Ou então o Compass faz tudo sozinho no modo Auto.

Na dianteira, os conjuntos óticos dianteiros e traseiros contan com assinaturas de LEDs desde a versão Sport. A iluminação frontal é completada por luzes diurnas e faróis de neblina, também itens presentes em todas as configurações do novo Jeep, e por projetores do tipo canhão, que podem ser de xenon (Trailhawk e Limited).

O interior conta com materiais e acabamento com o revestimento suave ao toque na cobertura do painel, representando a textura da pele. Há ainda detalhes com acabamento cinza escuro ou “piano black”, de acordo com a versão.

Painel

O quadro de instrumentos tem a tela configurável de TFT (presente em todas as versões) têm quase duas dezenas de informações do computador de bordo e de outros sistemas, a exemplo de áudio, navegação GPS, telefonia e recursos de segurança. Ela pode ser colorida e de 7 polegadas, destacando ainda mais o refinamento interno. Tudo acionado por botões no raio esquerdo do volante, que também abriga comandos do controle de velocidade de cruzeiro (incluindo ACC, quando equipado), do limitador de velocidade e de áudio. O bem-estar a bordo pode ser ampliado com bancos elétricos para motorista (8 direções) e passageiro (4).

Jeep_Compass_Trailhawk_030

De série todo Jeep Compass  vem com o sistema multimídia Uconnect com tela de toque, navegador GPS embutido, câmera de ré e conexões Bluetooth e USB, sendo que já a partir da versão Longitude, o monitor é colorido de 8,4 polegadas, com funções extras como controle do ar-condicionado e comandos de voz ainda mais avançados. Opcionalmente, o Compass pode ser equipado com som da marca Beats, de 506 Watts de potência, 9 alto-falantes e subwoofer.

Segurança

O pacote de série de segurança inclui, entre outros itens, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema anticapotamento (ERM), sistema de monitoramento de pressão de pneus (TPMS), controle de velocidade de cruzeiro, controle de partida em subida, assistente de partida em rampa (HSA), freios a disco nas quatro rodas com ABS, três pontos de fixação de cadeiras infantis Isofix, repetidores de direção nos retrovisores externos, faróis de neblina com função cornering (acende do lado que se esterça em manobras ou em baixas velocidades) e direção de torque dinâmico (DST), que induz o condutor a virar o volante corretamente em uma situação de perda de aderência.

Jeep_Compass_Trailhawk_024Já os equipamentos opcionais para as versões Sport e Longitude (de série para Limited e Trailhawk) há mais dois airbags laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista, totalizando sete bolsas quando somadas às duas frontais obrigatórias. O modelo também pode ser equipado com controle de adaptativo de velocidade (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW), farol alto automático (AHB) e aviso e prevenção de colisão frontal (FCWP), que engloba frenagem automática. Outro item é o sistema de estacionamento automático, o Park Assist, que opera em vagas paralelas e perpendiculares.

(*) O jornalista viajou à convite da Jeep do Brasil

Fotos | Jeep/Divulgação