Fiat Pulse Abarth 270 é SUV esportivo de R$ 150 mil

1042

Posicionado como topo de linha, Fiat Pulse Abarth 270 tem motor 1.3 Turbo Flex e câmbio automático. SUV tem desempenho de sobra, mas cobra R$ 149.990,00 por isso

Por Marlos Ney Vidal
De Porto Alegre (RS)

A Stellantis retorna com sua marca de divisão esportiva ao Brasil com o lançamento do Fiat Pulse Abarth 270. O SUV esportivo é o terceiro da divisão comercializado oficialmente em nosso mercado e o segundo a ser produzido localmente. O preço sugerido é de R$ 149.990,00. Para São Paulo, o valor é de R$ 154.731,00.

De 2002 a 2008, a Fiat produziu e vendeu por aqui o Stilo Abarth. No entanto, o Autos Segredos conversou com alguns executivos da marca durante o lançamento do SUV esportivo que afirmaram que a preparação recebida pelo Stilo Abarth não chega a 10% do que foi feito no Pulse Abarth. 

VEJA TAMBÉM:

O último Abarth vendido por aqui foi o 500 comercializado entre 2015 e 2015 via importação mexicana. Agora, seis anos depois, a marca esportiva retorna ao Brasil marcando o bom momento da Fiat no mercado. 

Todas as concessionárias da Fiat irão comercializar o Pulse Abarth, no entanto, alguns pontos terão identificação Abarth e espaço exclusivo dedicado a divisão esportiva para vendas de produtos Lifestyle. 

Como é o Fiat Pulse Abarth 270?

Visualmente, a maior alteração visual do Pulse Abarth 270 está na dianteira, que recebeu detalhes de acabamento, para-choque exclusivo e nova grade. 

O acabamento que vai por cima do farol tem material que simula fibra de carbono. Os faróis são iluminados com luzes Full LED. A grade é exclusiva com elementos em formato de colmeia, ela é parecida com a do Fastback, mas é mais estreita, ficando flutuante para oferecer uma nova entrada de ar dedicada. 

Fiat Pulse Abarth 2023
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Na traseira, SUV recebeu para-choque exclusivo e ponteira de escapamento dupla

Assim como o SUV Coupé, duas entradas de ar funcionais estão alojadas nas extremidades do para-choque. A parte inferior do para-choque, que está mais larga, recebeu elementos aerodinâmicos. Dependendo da cor da carroceria, a parte debaixo do para-choque ainda tem uma faixa na cor vermelha ou cinza

De lado, o Pulse Abarth 270 tem adesivos alusivos à versão na parte inferior das portas, a logo do escorpião nos para-lamas dianteiros e rodas de 17 polegadas pintadas em preto que são calçadas com pneus de medidas 215/50 R17.

Na traseira, o SUV esportivo recebeu o nome Abarth na tampa do porta-malas, para-choque exclusivo que simula extratores de ar na parte inferior e a ponteira de escapamento de 3 polegadas com saída dupla. 

Por dentro, o Fiat Pulse Abarth 270 tem acabamento em tons escuros. O símbolo do escorpião está no volante e na coifa da alavanca de câmbio. Os bancos são revestidos em material sintético e nos encostos dianteiros, um escorpião bordado identifica a versão esportiva. 

No geral, o acabamento do SUV é bem cuidado e apresenta bons encaixes com exceção da tampa do porta-luvas que está levemente desalinhada. Parafusos aparentes nas portas dianteiras também incomodam. 

Em relação a ergonomia, os comandos estão à mão do motorista e central multimídia levemente inclinada para o motorista facilita sua visualização e operação. A coluna de direção tem ajuste em altura e profundidade e o volante é multifuncional. 

O Pulse Abarth 270 tem o mesmo console central do Fastback e assim herdou o freio de estacionamento eletrônico e a função Auto Hold. 

Na pista, em velocidades mais elevadas, as abas mais largas dos bancos dianteiros seguram bem as costas dos ocupantes. No posto de comando, o motorista se ambienta facilmente no comando do Fiat Pulse Abarth 270.

Pelo preço cobrado, pelo menos o bando do motorista merecia ter ajustes elétricos. 

Mudanças vão além da aparência

O Fiat Pulse não tem o melhor espaço interno do segmento, afinal algumas de suas medidas são inferiores. Mas o espaço do banco traseiro acomoda bem dois ocupantes adultos, um terceiro só em viagens mais curtas.

O Pulse Abarth está longe de ser um esportivo de aparência, além da mecânica exclusiva, todo o conjunto de suspensão foi retrabalhado. 

A dianteira tem nova geometria e o veículo está 10 mm mais baixo, molas e amortecedores estão 13% mais firmes e a barra estabilizadora tem maior diâmetro. 

Na traseira, as molas e amortecedores estão 12% mais firmes e o eixo traseiro tem 15% a mais de rigidez à torção. 

Andando

Andamos por algumas voltas na pista do autódromo de Tarumã. Apesar da suspensão mais firme, o rodar ainda é suave e confortável. No entanto, é necessário andar em piso irregular para observar como será o comportamento do conjunto de suspensão. 

Apesar de ser cerca de apenas 60 quilos mais leves que o Fastback By Abarth, a sensação é que ele é muito mais leve. Basta pisar mais forte no acelerador e apontar a direção que o SUV vai devorando o asfalto. Se o motor 1.3 Turbo Flex empurra o Commander, imagine o que ele não faz com o Pulse. 

Mesmo no modo de condução normal, o Pulse Abarth 270 acelera rápido e as retomadas de velocidades impressionam. As trocas de marchas são praticamente imperceptíveis. O sistema de direção está 7% mais preciso e direto. Na pista, isso foi comprovado. 

Com a tecla Poison acionada, o SUV tem parâmetros de controle de tração e estabilidade alterados e também o mapa do acelerador e câmbio alterados deixando o SUV ainda mais arisco. A direção também fica mais firme. 

Há ainda o modo de trocas de marchas manuais que podem ser feitas pelas aletas atrás do volante ou pela alavanca de câmbio. 

Na pista, simulamos frenagens de emergência, em algumas com velocidade de 120 km/h. Os freios cumpriram bem sua função e não ocorreu mudança de trajeto. 

O Pulse Abarth 2023 terá motor 1.3 Turbo Flex T270 com potência de 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol. Já o torque é de 27,5 kgfm. O propulsor será ligado somente ao câmbio automático de seis velocidades. A velocidade máxima é de 215 km/h.

Com gasolina, o Pulse Abarth vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos e com etanol ele chega vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.

Medidas do Fiat Pulse Abarth 270

O Fiat Pulse Abarth 270 tem 4,11 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,54 m de altura e 2,53 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 370 litros de bagagens. O tanque de combustível comporta 47 litros. 

Por conta da vocação esportiva, o vão livre em relação ao solo passou de 19,6 centímetros das demais versões para 18,8 cm. Os ângulos de entrada e saída também mudaram, ficando com 20° na frente e 27° na traseira. 

Itens de série

Entre os principais itens de série do Fiat Pulse Abarth 270 estão direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, alarme, ar-condicionado digital, bancos revestidos em material sintético, central multimídia com tela de 10,1 polegadas, Connect Me, quadro de instrumentos digital, entre outros. 

Na parte de segurança, os equipamentos são freios ABS com EBD, dois airbags frontais e dois laterais, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, função Auto Hold, sistema de fixação ISOFIX, entre outros. 

Entre os itens de auxílio à condução estão alerta de mudança de faixa, comutação automática de faróis e frenagem automática de emergência. 

Cores

Não importando qual a cor da carroceria, o teto do Pulse Abarth será sempre em preto. As cores são o Branco Banchisa, Cinza Strato e o Preto Vulcano com retrovisores e faixa inferior do para-choque em vermelho. Os adesivos Abarth também são vermelhos. 

Há ainda duas opções na cor Vermelho Montecarlo, sendo uma com adesivos, capa dos retrovisores e aplique do para-choque na cor cinza e outra com os adesivos e detalhes pintados em preto. 

A garantia do Fiat Pulse Abarth 270 é de três anos sem limite de quilometragem.

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.