Limousine é uma boa definição para um A8 L, mas não se engane, o “L” vem de “longo”. Isso porque seu entreeixos é 13 cm maior que o de um A8 normal, o deixando com 5,27 metros de comprimento e 3,12 metros de distância entre-eixos, garantindo ainda mais conforto para os ocupantes. A altura é de 1,47 metro, a largura 1,95 metro e a capacidade do porta-malas de 510 litros.

Mas não é só de medidas que ele vive. Os equipamentos de segurança, como o Audi Pre Sense Plus, sistema que  trabalha com outros sistemas para iniciar medidas de proteção preventivas em caso de uma colisão iminente, como acionar automaticamente os freios, modificar o posicionamento dos assentos, tencionar os cintos de segurança dianteiros e até faz o fechamento total dos vidros e do teto solar. Com o ACC Stop&Go, pode evitar possíveis colisões com o veículo da frente em velocidades acima de 30 km/h ou atenuar as consequências de tais acidentes.O A8 L ainda traz de série “aquele” sistema de som da Bang & Olufsen que custa quase R$ 40 mil para os outros modelos. Com 19 alto falantes ativos, sistema 5.1 surround sound e amplificador de 1.400 watts de potência, ele ainda agrega o sistema de navegação, DVD changer, recepção de TV e Bluetooth.

O motor deixa de ser o V8 4.2 FSI para ser o W12 6.3 encontrado sob o capô dos Bentley, com 500 cavalos e 62,5 kgfm de torque máximo, o suficiente para levá-lo aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos, mas a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. O consumo médio é de 8 km/litro (combinado cidade/estrada) e a emissão de CO2 é de 290 g/km.O A8 L 6.3 W12 é o primeiro lados 20 lançamentos da Audi para este ano, entre modelos e versões. O próximo é o A6 Avant, seguido dos esportivos TT RS Coupé e Roadster, em fevereiro, e o SUV Q3 em maio.

Fotos | Audi/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter