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Volvo CE R60 é novo caminhão rígido para mineração e pedreiras

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Linha amarela da marca sueca ganha reforço para ampliar participação nos segmentos

A Volvo CE lança no Brasil o caminhão rígido R60 para o deslocamento de material em pedreiras e mineradoras. O fabricante diz que o modelo é altamente eficiente, resistente e equipado com a mesma tecnologia de outros modelos de caminhões rígidos Volvo já aprovados em operações ao redor do mundo.

O R60 tem 4,6 metros de largura, 5,9 de altura e 10 metros de comprimento. O peso líquido é de 44,8 toneladas e capacidade para até 54 toneladas de carga. 

O Volvo CE R60 chega para se juntar à família de caminhões rígidos da marca que já conta no Brasil com o R70D, que movimenta até 65 toneladas de carga, e o R100E (95 toneladas). 

O R60 é um projeto novo e moderno que privilegia a produtividade e a segurança. Itens como a telemetria, o powertrain atualizado e o desenho da caçamba elevam a eficiência do caminhão. Todos os modelos são fabricados na Escócia e contam com suporte global da marca.

O fabricante afirma que a cabine atende às normas ROPS, de proteção contra tombamento, e FOPS, contra queda de objetos no teto da estrutura. Posicionada à esquerda, a estação do operador oferece visão livre, auxiliada também pelos retrovisores de grande área. O amplo para-brisa amplifica a visão frontal, com uma melhora significativa da segurança da operação. Dentro, uma série de recursos entregam conforto elevado: ambiente climatizado, monitores posicionados ergonomicamente, controles responsivos, assento e volante ajustáveis com suspensão pneumática. O sistema de câmeras Volvo Smart View garante visão panorâmica de 360° da zona de trabalho.

A caçamba tem desenho que centraliza a carga, posiciona o centro de gravidade mais próximo do chão e melhora a estabilidade. A suspensão avançada do Volvo CE R60 reduz a transferência de impacto e vibrações do solo para o operador.

Outro recurso importante para a segurança e performance da operação são os dois sistemas para controle em declives. O retardador da transmissão limita o travamento das rodas. E o modulador do freio traseiro ajuda a manter uma rotação controlada do motor. A velocidade máxima é de 61 km/h.

O sistema de pesagem a bordo, o On-Board Weighing, fornece informações sobre a carga útil em tempo real. Outro opcional que intensifica os resultados da operação é o sistema de telemetria para o acompanhamento remoto da operação.

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