InícioCaminhõesMercedes-Benz apresenta eActros 600 elétrico

Mercedes-Benz apresenta eActros 600 elétrico

- publicidade -
- publicidade -

Caminhão pesado a bateria da Mercedes-Benz pode alcançar mais de 1.000km por dia com recargas intermediárias durante pausas dos motoristas

Mercedes-Benz revelou nesta semana o eActros 600, seu primeiro caminhão pesado elétrico a bateria para longas distâncias, em estreia mundial em evento realizado em Hamburgo, na Alemanha. O veículo apresenta carga útil de aproximadamente 22 toneladas com semirreboque padrão e o início das vendas acontece já este ano, com produção em série prevista para começar no final de 2024.

Ao todo, o caminhão tem mais de 600 kWh de capacidade, por isso o nome levando o número. São três baterias, cada uma com 207 kWh. Há ainda um novo eixo motriz elétrico que, em conjunto a fonte de energia, permite que modelo atinja uma autonomia de 500km sem recarga intermediária. Segundo a montadora, atualmente, cerca de 60% das viagens de longas distâncias de seus clientes na Europa são inferiores a 500 quilômetros, o que significa que a infraestrutura de carga e recarga das baterias no transportador e nos pontos de entrega é suficiente para a novidade.

Além da carga CCS de até 400 kW, o eActros 600 também permitirá cargas de Megawatts (MCS). Quando a tecnologia MCS estiver disponível e for padronizada entre os fabricantes, ela será adaptada às versões do eActros 600, mas os clientes já podem solicitar uma pré-instalação desta tecnologia. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em uma estação adequada com potência de um Megawatt.

O caminhão é projetado para um Peso Bruto Total combinado de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o eActros 600 tem carga útil de aproximadamente 22 toneladas, mas, em alguns casos, legislações nacionais podem permitir uma carga útil ainda mais elevada.

Segundo a Mercedes-Benz, o modelo ganhou um novo eixo elétrico de 800 Volts com dois motores elétricos e uma transmissão de quatro velocidades especificamente para uso no transporte pesado de longas distâncias. Os motores elétricos geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência máxima de 600 kW, o que garante uma aceleração potente e elevados níveis de conforto e dinâmica de condução.

A energia elétrica também pode ser recuperada, realimentando as baterias. A recuperação coloca menos pressão nos freios do caminhão, gerando um efeito positivo. Dependendo da situação, o motorista pode escolher entre cinco níveis de recuperação diferentes. A condução com um pedal também pode ser opcionalmente ativada via touchscreen no painel digital – ou seja, desaceleração por meio de recuperação, com acionamento reduzido do freio mecânico.

VEJA TAMBÉM

Além de piloto automático e controle de transmissão preditivo de condução, o eActros 600 possui um total de seis sensores instalados – quatro radares de curto alcance e um de longo alcance, além de uma câmera multifuncional no para-brisa – cobrem um ângulo de 270 graus ao redor do veículo. O ângulo de visão ampliado aumenta ainda mais a eficiência dos sistemas de segurança – como por exemplo, o ABA 6 (Assistente Ativo de Frenagem), o Frontguard Assist, o Active Sideguard Assist 2 (Assistente de Ponto Cego) e o Active Drive Assist 3 (ADA 3). Graças ao processamento de dados aprimorado e à ligação em rede de todos os sensores, o motorista ganha tempo para reagir o mais rápido possível às condições de tráfego sempre que necessário e também para evitar acidentes ou mitigar suas consequências.

A Mercedes-Benz afirmou que o eActros 600 se destaca pelo silencio na estrada, proporcionando benefícios para o motorista e o meio ambiente. Mas, para garantir que pedestres ou ciclistas possam notar o caminhão elétrico em seu entorno, ele é equipado com um Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS) externo. Dependendo das condições de condução, os sons são reproduzidos para a frente ou para trás, variando de acordo com a velocidade do veículo e a posição do pedal do acelerador, assegurando que uma boa percepção acústica seja possível no trânsito urbano. 

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -