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Caminhão da Mercedes-Benz ultrapassa 1.000km com hidrogênio

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O protótipo GenH2 da Mercedes-Benz percorreu uma distância de 1.047 km com um abastecimento de hidrogênio líquido na Alemanha

Mercedes-Benz ultrapassou a marca dos mil quilômetros rodados com um caminhão movido a hidrogênio. O modelo GenH2 aprovado para tráfego em vias públicas cobriu a distância entre as cidades Wörth am Rhein e Berlim, no país de origem da montadora.

A Daimler Truck chamou a ação de #HydrogenRecordRun, e diz ter demonstrado de forma bem-sucedida que a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio pode ser a solução certa para descarbonizar o transporte rodoviário de longa distância flexível e exigente.

Alimentado por um sistema de célula de combustível equipado com tanque de hidrogênio líquido, a corrida teve início no último dia 25 de setembro, à tarde, no Centro de Atendimento a Clientes da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, terminando na manhã do dia 26 de setembro, na capital da Alemanha, Berlim. O caminhão saiu totalmente abastecido, com peso bruto total combinado de 40 toneladas, sob condições reais de circulação, e completou a viagem sem que emitisse nenhum CO2. A distância percorrida foi inspecionada pela TÜV Rheinland, órgão alemão de certificação de veículos e tecnologias.

O hidrogênio fornecido pela Air Liquide é de origem renovável e foi produzido com biometano com garantia de origem. O hidrogênio líquido criogênico, a menos de 253 graus Celsius, foi abastecido em dois tanques de 40 kg instalados em ambos os lados do chassi do caminhão. Graças ao isolamento dos tanques, o hidrogênio pôde ser mantido na temperatura ideal para um tempo suficientemente longo, sem resfriamento ativo. Ambos os tanques foram vedados antes do início da #HydrogenRecordRun pela TÜV Rheinland.

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A Daimler Truck optou pelo hidrogênio líquido no desenvolvimento dos seus veículos. Essa solução tem uma densidade de energia significativamente maior em relação ao volume numa comparação com o hidrogênio gasoso. Como resultado, é possível transportar mais hidrogênio, o que aumenta significativamente a autonomia e permite um desempenho comparável do veículo ao de um caminhão a diesel convencional.

A Daimler Truck se comprometeu com o Acordo Climático de Paris, com o objetivo de oferecer novos veículos neutros em CO2 em seus principais mercados globais (Europa, EUA e Japão) até 2039. Os caminhões elétricos à bateria são a escolha ideal para distribuição urbana, assim como para transporte em longas distâncias com rotas planejáveis e opções de carga adequadas.

Porém, para transportes pesados e de longas distâncias as unidades à base de hidrogênio podem ser uma solução ainda melhor. Segundo a montadora, entretanto, a disponibilidade de infraestruturas adequadaa, de eletricidade e de hidrogênio verdes suficientes são cruciais para uma transição bem-sucedida para tecnologias isentas de emissões. A Daimler Truck Mercedes-Benz diz estar convencida de que a cobertura rápida e econômica desta demanda de energia só pode ser alcançada com ambas as tecnologias.

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