Modelos rodoviários da marca alemã foram avaliados em condições severas a mais de 4.000 metros de altitude no Peru
Apresentados em julho, os novos chassis de ônibus rodoviários O 500 RSD 2448 6×2 de 478 cv e O 500 RS 1945 4×2 de 448 cv Euro 5 da Mercedes-Benz para países da região andina e da América Latina passaram por testes em condições severas.
Os modelos foram avaliados em grandes altitudes nas estradas peruanas, a mais de 4.000 metros, a fim de avaliar performance, consumo, robustez e segurança. Os testes mostraram que os ônibus da marca alemão chegaram a economizar até 10% de combustível em comparação ao portfólio atual da marca.
A Mercedes-Benz diz que isso se deve à harmonia do trem de força, que se destaca pelo novo motor Mercedes-Benz OM 460 LA, pela transmissão automatizada ZF Traxon, eixos traseiros robustos e gerenciamento eletrônico. “Nos testes da região andina peruana, este conjunto motriz reafirmou sua robustez e resistência, chegando a operar com folga em subida constante por 3 a 4 horas, condição comum nessa topografia. Além disso, é importante destacar que as avançadas tecnologias dos modernos ônibus O 500 oferecem alto padrão de conforto e segurança para os passageiros e de condução para o motorista”, afirma Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina.
Segundo a marca alemã, as avaliações no Peru foram realizadas em condições similares às operações regulares dos ônibus O 500 em grandes altitudes. Os testes foram executados em trajetos muito severos, com várias adversidades, estradas em boas condições e também algumas não pavimentadas, inclinações acentuadas e temperaturas baixas.
Antes da etapa peruana, os novos ônibus foram submetidos a testes de durabilidade e performance no Brasil e no México, onde atualmente já estão com mais de 400.000km. No Chile, foram realizados ajustes finos do trem de força e análises de partida em frio e saídas em rampas.
Feitos no Brasil
Os novos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 são produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. A linha de produção desses veículos é a mais avançada do setor no País, utilizando conceitos da Indústria 4.0.
Tanto o O 500 RSD 2448 6×2 de 478 [email protected] rpm e torque de 2.300 [email protected] rpm, “El más potente”, como o O 500 RS 1945 4×2 de 448 [email protected] rpm e torque de 2.200 [email protected] rpm, são equipados com o motor Mercedes-Benz OM 460 de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada no caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros. Os veículos atendem às legislações locais de emissões com a consagrada tecnologia Euro 5.
Os motores do O 500 são ligados ao câmbio automatizado ZF Traxon de 12 marchas, com opção de Over Drive e Direct Drive e com possibilidade de receber Intarder, sistema de freio auxiliar Retarder.
A Mercedes-Benz do Brasil tem consolidado os ônibus O 500 rodoviários como os sistemas mais completos e tecnológicos de segurança no mercado. Entre os seus destaques incluem-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência ativa, assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto, além dos mais de 20 itens de segurança já conhecidos pelo mercado.
O sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres, que é a grande novidade desta tecnologia. Primeiramente, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência completa, se for o caso. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador.
No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus, local onde se faz necessário maior atenção do motorista, detectando pedestres, ciclistas e automóveis na via, parados ou em movimento. A atuação do SGA resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.
Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma, reduzindo o farol alto quando a câmera detecta luminosidade contrária e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera frontal do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.
Mais itens de segurança disponíveis para chassis de ônibus Mercedes-Benz O 500 rodoviários:
- ESS – sinalização de parada de emergência
- LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa
- Assistente de Atenção – monitora o nível de atenção do motorista durante a condução do veículo
- ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo
- TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus
- Piloto automático de velocidade
- Sistema de auxílio em rampa
- Top-Brake – sistema auxiliar de freio
- Sistema anti-tombamento
- EBS – sistema eletrônico de freios
- ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente
- ESP – controle eletrônico de estabilidade
- Freio a disco ou tambor
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