De visual renovado, o novo DAF XF será ofertado nas cabines Space Cab e Super Space Cab

O novo DAF XF começará a chegar nas revendas da marca no começo de setembro. De visual renovado, o caminhão pesado terá também novo motor PACCAR MX 13 com potências de 480 cv e 530 cv. A novidade será ofertada nas cabines Space e Super Space. Como é de praxe no segmento de caminhões, a marca não revelou os preços da nova geração.

LEIA TAMBÉM:

Motor

A linha XF é equipada com o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito, garantindo alto torque e potência superior. São duas faixas de potência de 480 cv e torque de 255 kgfm a partir de 900 rpm e outro com 530 cv e torque de  265 kgfm a partir de 1.000 rpm. Apesar de não confirmar, o Autos Segredos apurou que a marca tem homologado versões como motorização de 430 cv que serão ofertadas no futuro.

Transmissão renovada

O caminhão também recebeu novo câmbio automatizado ZF TraXon de 12 velocidades e relações mais longas. De acordo com a DAF, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista.

A transmissão tem papel importante na economia de combustível. Entre os recursos estão o sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo, diminuindo ainda mais o consumo.

Com o novo conjunto mecânico, a DAF diz que a economia de combustível pode chegar até a 14%.

Configurações

O novo DAF XF segue nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância.

O quem mudou?

NA parte frontal, novo DAF XF ganhou linhas com direcionamento aerodinâmico para menor atrito do ar, auxiliando no consumo e na diminuição de ruído.

O caminhão também recebeu novo parasol, logomarca no novo padrão da companhia, novos faróis com lentes Lexan®, as mesmas utilizadas em janelas de aviões, e projeto que assegura uma iluminação sólida e eficiente, com opcional de lâmpadas em LED.

Já para-choque de aço recebeu detalhes cromados que são replicados na nova grade. Os clientes podem optar por maçanetas e para-lamas na cor da cabine, promovendo um visual mais moderno e elegante.

Interior

A cabine do novo XF ganhou painel com novas opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. O pacote Exclusive conta ainda com um acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado. A ergonomia continua sendo um dos pontos altos da cabine, que ganhou novo painel de instrumentos, intuitivo, moderno e de fácil acesso pelos comandos do volante.

Segurança

Dependendo da versão, o novo DAF XF poderá ser equipada com o sistema de Frenagem de Emergência Avançada freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O modelo também conta com o Controle de Estabilidade que corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).

O novo DAF XF também pode ser equipado com o sistema de Aviso de Saída da Faixa alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.

Pacote tecnológico

Além do visual renovado e da mecânica nova, o novo DAF XF também recebeu melhorias no conjunto tecnológico. Entre eles estão o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução. Desta maneira, é possível dirigir o caminhão explorando o máximo desempenho.

Dependendo do pacote, o caminhão também conta com o Controle de Cruzeiro Preditivo. Junto com o GPS que atua em sintonia com o piloto automático faz a leitura do relevo para ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal. A tecnologia deixa o caminhão com a tração e velocidade correta para a percurso proporcionando um consumo inteligente de combustível.

O Novo DAF XF também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. Este sensor é um grande aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.