InícioAvaliaçãoTeste: Ford Bronco Sport 2.0 - prazer de dirigir em todos os...

Teste: Ford Bronco Sport 2.0 – prazer de dirigir em todos os terrenos

- publicidade -
- publicidade -

SUV médio tem no acabamento, calibragem de direção/suspensão, desempenho e capacidade no fora de estrada as principais qualidades, mas o porta-malas requer arrumação. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O Ford Bronco Sport 2.0 agrada até quem não aprecie a carroceria SUV pela dirigibilidade. O conjunto direção e suspensão estão bem equilibrados e a harmonia do conjunto lembra a primeira geração do Focus hatch.

O Bronco é uma releitura, que está em alta no mundo do automóvel, de modelo dos anos 1960. As linhas limpas e quadradas da carroceria não causam furor, mas agradam pelo equilíbrio. O carro tem boa capacidade no fora de estrada, apesar de não ter reduzida.

VEJA TAMBÉM:

O acabamento interno é muito bom. Os encaixes, os arremates estão benfeitos e há material de qualidade no painel central, forros de portas e bancos têm boa anatomia. Falta um pouco de comprimento nos assentos para apoio total das pernas.

 Por outro lado, o banco do motorista tem regulagem lombar que coloca a pelve em posição correta e diminui cansaço em percurso longo. Acesso fácil aos bancos dianteiros e ao traseiro. Os bancos dianteiros têm aquecimento, que é útil apenas em regiões muito frias.

A forração em couro dá elegância, mas tem o inconveniente de não transpirar. A ventilação é mais adequada ao clima tropical do que o aquecimento. Outro deslize é o teto somente na cor preta, que torna compulsório o uso do ar-condicionado digital de duas zonas no calor.

O excesso de comandos no volante revestido corretamente com material rugoso também complica a ergonomia. Os demais comandos estão ao alcance das mãos. Há comandos físicos de áudio, ar, câmera frontal e stop/start.

Motorista fica bem posicionado ao volante, retrovisores grandes e a câmera de ré ajudam na visibilidade assim como alerta de ponto cego. Limpadores e lavadores de vidros eficientes.

Outros itens de direção semiautônomas são a frenagem automática de emergência com detector de pedestre, assistente de manobra evasiva, farol alto automático, controle de velocidade adaptativo, alerta e centralização de faixa, câmera de 180 graus e reconhecimento de placas de velocidade.  

O quadro de instrumentos é analógico com tela digital onde há diversas informações do computador de bordo. O sistema multimídia Sync tem tela tátil de oito polegadas e navegação nativa.

Interior silencioso e bem iluminado, mas o porta-luvas fica às escuras. O som de alta potência tem subwoofer e dez alto-falantes.

A capacidade do porta-malas é pequena abaixo da tampa que cobre as bagagens. A Ford declara 580 litros com bagagem até o teto. O vidro abre separadamente da porta para facilitar acesso.  

O volante tem boa pega e a direção comunicativa torna o ato de dirigir mais prazeroso. O diâmetro de giro não foi divulgado, mas o carro manobra bem em espaço reduzido. A suspensão dianteira tem braço de alumínio forjado e curso longo que dá mais contato do pneu com o solo. 

A suspensão traseira multilink montada em subchassi proporciona conforto em piso irregular e ótima dirigibilidade juntamente com a direção, um dos destaques do Bronco. A carroceria tem movimentação aceitável pela grande altura (22,3 cm) do solo. 

A tração é integral. O sistema transfere a tração para as rodas traseiras sempre que houver necessidade. Há sete modos de condução, que atuam no motor, direção, controle de tração e transmissão: normal, eco, esportivo, lama/terra, neve, pedra e areia. 

Apesar de não ter reduzida, o Ford Bronco Sport 2.0 tem bloqueio do diferencial traseiro que permite que as rodas girem à mesma velocidade e 4×4 permanente, se houver necessidade. Os pneus são de uso misto e perfil alto (65) com 14,6 centímetros de altura do flanco.

A capacidade de imersão é de 60 centímetros e os ângulos de ataque, saída, rampa favorecem o desempenho no fora de estrada, que tem controle de velocidade adaptativo. A câmera frontal de 180 graus ajuda em caminhos ruins ao detectar pedra, buraco e demais obstáculos. 

O desempenho é ótimo com relação peso/potência de 7,16 kg/cv. O Bronco leva oito segundos para atingir 100 km/h. O câmbio automático de oito marchas tem trocas rápidas e suaves. Troca manual é por meio de aletas no volante.

Para parar os mais de 1.700 quilos do Ford Bronco Sport 2.0, os freios a disco nas quatro rodas são muito eficientes e sem desvio de trajetória. O Bronco tem nove airbags (frontais, laterais dianteiros e traseiros, de cortina e de joelho para o motorista).

Obteve nota máxima no teste de impacto do instituto IIHS nos EUA, obtendo o melhor resultado da categoria, incluindo faróis com luz de LED que iluminam muito bem no baixo e no alto.

O carro está equipado também com partida sem chave e remota, quatro portas USB, tomadas de 12 volts e 110 volts. O preço sugerido do Ford Bronco Sport 2.0 é de R$ 267.900 e a garantia, de três anos.

Ficha técnica Ford Bronco Sport 2.0

  • Motor
    De quatro cilindros em linha, transversal, Ecoboost, gasolina, 1.999 cm³ de cilindrada, 253 cv de potência máxima a 5.500 rpm e torque máximo de 38,7 kgfm a 3.000 rpm
  • Transmissão
    Tração 4×4, e câmbio automático de oito marchas
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, não divulgado
  • Freios
    Disco ventilado na dianteira; disco sólido na traseira
  • Suspensão
    Dianteira, independente, com barra estabilizadora; traseira, multilink, com barra estabilizadora; altura do solo, 22,3 centímetros; imersão, 60 centímetros
  • Rodas/pneus
    7 x 17”, de liga leve/225/65 R17
  • Peso
    1.718 kg
  • Carga útil (passageiros + bagagem)
    441 kg
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 4,386; largura, 1,888; altura, 1,813; distância entre-eixos, 2,67
  • Capacidades
    Porta-malas, 580 litros (até o teto); tanque, 64 litros; ângulos de ataque/saída/rampa (graus), 30,4/33,1/24,4
  • Desempenho
    Velocidade máxima,  não divulgada; aceleração até 100 km/h, 8 segundos
  • Consumo (km/l)
    Cidade, 8,6; estrada, 10,5  

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -