Nova picape da marca do oval azul chegara para brigar com a Ram 1500 e com a futura Chevrolet Silverado
A Ford inicia hoje (14/2) a pré-venda da F-150 para seus clientes e a partir do dia 16/2 para os demais públicos. O preço sugerido da versão Lariat é de R$ 470 mil e para opção Platinum o valor é de R$ 490 mil. Fabricante diz que a reserva é limitada a apenas uma unidade por CPF. As primeiras unidades começarão a ser entregues em maio. O modelo chegará com a chancela de ser a picape mais premiada e vendida do mercado americano.
Como publicamos dias atrás, a Ford F-150 será comercializada nas versões Lariat e Platinum sempre equipadas com motor 5.0 V8 Coyote.
O motor rende 405 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 56,7 kgfm a 4.250 rpm. O propulsor é ligado ao câmbio automático de 10 marchas, o mesmo do Mustang, porém, com calibragem para picapes.
O conjunto leva a Ford F-150 a ter uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. De acordo com a Ford, a picape conta com auxílio da grade aerodinâmica ativa e do sistema auto start-stop para ajudar na redução do consumo, assim ela faz 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, o que permite uma autonomia de mais de 1.000 km com o tanque estendido de 136 litros.
De acordo com a Ford, a F-150 tem sistema de tração que conta com quatro opções para oferecer o melhor desempenho em cada situação e tipo de terreno: 4×2, 4×4 High, 4×4 Low e o exclusivo 4×4 A, sob demanda. O seu pacote off-road inclui ainda bloqueio do diferencial eletrônico, amortecedores otimizados e protetores metálicos inferiores. A suspensão dianteira é independente, do tipo “double wishbone”, e a traseira de eixo rígido com feixe de molas.
A F-150 tem oito modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Neve intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço lento e Rebocar/Transportar. Eles alteram parâmetros como trocas de marcha, aceleração, peso da direção e controle de estabilidade e tração para oferecer a melhor resposta em cada situação.
Tamanho da Ford F-150
A Ford F-150 tem 5,88 metros de comprimento, 1,96 de altura, 2,09 de largura e 3,65 m de entre-eixos. Em litros, a capacidade de carga das duas versões é de 1.370 litros. Já a capacidade de carga fica em 728 kg para a Lariat e 681 kg para a Platinum. Ambas podem rebocar 3.515 kg e já vêm com receptor de engate e preparação elétrica para trailer, controle de freio e de oscilação de reboque. Além disso, contam com o assistente de reboque Pro Trailer, recurso exclusivo com câmera que facilita a direção até para quem não tem experiência nesse tipo de manobra.
Em termos visuais, a Ford F-150 Lariat conta com acabamento escurecido nas rodas, grade, maçanetas e retrovisores. Já a Platinum entrega um pacote voltado para o luxo e refinamento, com itens cromados de acabamento brilhante ou acetinado. O aplique metálico na tampa da caçamba traz em destaque o nome da versão, deixando claro tratar-se da série mais requintada do modelo. As rodas são de 20 polegadas calçadas com pneus all-terrain Hankook 275/65 R20 são elementos que reforçam a sua robustez.
O conjunto óptico de LED, com farol alto automático e conversão dinâmica em curvas, cria uma assinatura que garante fácil identificação da picape mesmo em ambientes escuros.
Por dentro, a Ford F-150 Lariat conta com detalhes em tom avermelhado no painel, nas laterais e no console. A versão Platinum traz detalhes e costuras dos bancos em tom terroso, pequenas placas com o nome da versão e o oval Ford prateado no volante.
O painel 100% digital de 12” é outra exclusividade da picape, com mudanças nas cores e grafismos para representar cada modo de condução.
As duas versões contam com ajuste elétrico com memória para o banco do motorista (10 posições), para o banco do passageiro (8 posições), volante (altura e profundidade), estribo com assistência elétrica é acionado automaticamente ao se aproximar com a chave.
Em ambas as versões o sistema de som é da B&O, de altíssima qualidade, com subwoofer na traseira e um total de oito alto-falantes na Lariat e 18 na Platinum.
Na parte de segurança, a Ford F-150 tem oito airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos dianteiros), piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de manutenção e centralização na faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de descida, sistema de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e os exclusivos assistentes de manobras evasivas e cruzamentos.
Multimídia
A Ford F-150 faz a estreia do sistema SYNC 4 no Brasil. Ele tem tela sensível ao toque de 12”, conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio, manual do proprietário digital, reconhecimento de voz aprimorado, Bluetooth e acesso a funcionalidades como ativação da iluminação 360° e assistentes de trailer. Oferece também carregador sem fio para celular.
Com o modem embarcado FordPass Connect, o cliente da F-150 tem dados e funções remotas do veículo na palma da mão pelo aplicativo FordPass. Como, por exemplo: travamento e destravamento remoto, partida remota e agendada com ativação do ar-condicionado, alerta de ativação de alarme, localizador do veículo, alertas e status do veículo (odômetros, nível de combustível, autonomia, pressão dos pneus).
Cores
A Ford F-150 Lariat é disponível em seis cores expressivas: vermelho Zadar, cinza Torres, preto Orvalho, cinza Avalanche, preto Vesúvio e branco Nur. E a versão Platinum conta ainda com mais duas opções: cinza Glasgow e azul Mônaco.
Autos Segredos no YouTube
Andamos na nova Chevrolet Montana Premier 2023: