InícioAvaliação Fiat Pulse Drive 1.3 CVT é esperto e pão-duro

[Teste] Fiat Pulse Drive 1.3 CVT é esperto e pão-duro

- publicidade -
- publicidade -

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT é a segunda versão de menor preço do SUV. O desempenho é satisfatório e o consumo é baixo, mas há problemas de acabamento. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O motor 1.3 (1.332 cm³ de cilindrada) fica mais adequado ao câmbio automático CVT, com sete marchas simuladas na troca manual, do que ao câmbio manual da versão de entrada. Esse motor funciona sem aspereza e usa corrente de distribuição, que dispensa manutenção.

VEJA TAMBÉM:

Esse motor 1.3 de alumínio tem duas válvulas por cilindro e privilegia mais o torque do que a potência. Falta elasticidade em alta, mas o desempenho é bom com dois ocupantes e ar ligado. O conjunto câmbio/motor é ruidoso em alta. Não há material antirruído sob o capô. Está aplicado somente no painel de fogo.

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Fiat Pulse Drive 1.3 CVT tem preço sugerido de R$ 102.590

O câmbio CVT de infinitas relações de transmissão tem sete marchas simuladas na troca manual por meio da alavanca. Essa versão não tem aletas no volante, que dão praticidade à tarefa.

Não ocorre redução ao diminuir velocidade. Para tanto, é necessário reduzir manualmente as marchas em descida para usar o freio-motor e poupar os freios.

A aceleração é coerente com motor de baixa cilindrada e a relação peso/potência é alta: 11 kg/cv com etanol. As retomadas (ultrapassagem) são feitas em tempo de segurança. No modo Sport, as rotações sobem e ficam mais próximas à faixa de torque máximo (4.000 rpm).

O Pulse fica bem mais esperto com o modo Sport acionado na estrada, que atua na direção, no controle de estabilidade, na aceleração e no tempo das trocas de marchas. Desempenho é razoável para um carro familiar.

O consumo do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT é satisfatório: computador registrou média de 12 km/l no modo Sport e ar desligado na estrada. Na cidade, o consumo registrado variou entre 6,5 km/l e 7 km/l com ar desligado. Ambos com etanol.

O Pulse peca em ergonomia: assoalho fundo do porta-malas deixa a lombar em posição inadequada tanto ao colocar quanto na retirada de bagagem mais pesada. Tampa do porta-malas tem a pega de fechamento unilateral e é preciso abaixar para entrar no banco traseiro.

Assentos curtos não apoiam devidamente as pernas e a ausência de regulagem de distância da coluna de direção pode deixar o motorista sem encontrar a posição ideal ao volante, que tem boa pega, está revestido corretamente com material rugoso e reúne comandos de áudio, computador, fone, modo Sport e controle de velocidade.

A direção é leve em manobra e com peso suficiente em alta sem ser comunicativa. O Pulse é bom de dirigir no centro urbano pela leveza da direção e o diâmetro de giro pequeno torna manobrar menos penoso. Entra e sai com facilidade de espaços apertados também pelo pouco comprimento da carroceria (4,09 metros)

A versão Drive com câmbio automático do Pulse está com a tampa do porta-luvas desalinhada em relação ao painel. Parece estar entreaberta, a exemplo das duas versões testadas anteriormente (a Drive com câmbio manual e a Impetus, a topo de linha). 

Indica problema de projeto, pois é sempre do mesmo lado. As pontas de parafuso aparentes na dobradiça central das portas também destoam em acabamento.

O interior tem boa iluminação no teto assim como os diversos comandos estão bem visíveis à noite. Retrovisores são grandes e a imagem da câmera de ré tem boa definição. Quadro de instrumentos inclui indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor.

O sistema multimídia tem tela tátil de 10,1 polegadas (opcional) e inclui navegação nativa. Porta-luvas tem iluminação. O interior é austero e predomina a cor preta. Espaço para pernas no banco traseiro é justo pela distância entre-eixos curta (2,53 metros), um dos determinantes do espaço interno.

Pela grande altura do solo, a movimentação da carroceria é aceitável. O rodar é firme sobre piso áspero e irregular. As transferências não incomodam tanto. O comportamento dinâmico é bom para um SUV.

Pelos bons ângulos de ataque e saída, o Pulse roda sem cerimônia em piso acidentado e de terra. O TC+ ajuda muito do transferir o torque da roda que patina para a outra, além de ter o ABS off-road, que ajuda a frear melhor em piso de baixa aderência.

Os freios são muito bons e param o carro em espaço de segurança. Destaque para os faróis com luz de LED, que têm bom alcance no facho baixo, evitando lampejar o alto. Muitos carros têm alcance limitado no facho baixo. Luz de LED deveria ser de série em todos os carros.

Limpadores e lavadores de vidros são eficientes. O porta-malas tem boa capacidade (370 litros). Porém, o encosto do banco traseiro não é fracionado e inviabiliza levar passageiro e bagagem. É um ou outro. Há três entradas USB, mas nenhuma tomada de 12 volts.

Entre os itens de série do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT estão o ar-condicionado automático e digital, airbags laterais dianteiros, controle automático de velocidade, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros. 

O preço sugerido do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT é de R$ 102.590. Os opcionais são as rodas de liga aro 16 (R$ 1.987) e a tela multimídia de 10,1 polegadas com navegação (R$ 2.483). A pintura sólida branca custa R$ 983. O teto envelopado de preto é acessório e custa R$ 805,99. 

A garantia é de três anos sem limite de quilometragem. Foram emplacadas de janeiro a agosto deste ano 34.105 unidades do Fiat Pulse.

Ficha técnica Pulse Drive 1.3 CVT 

Motor
De quatro cilindros em linha, flex, 1.332 cm³ de cilindrada, oito válvulas, com potências de 107 cv (etanol) a 6.250 rpm e 98 cv (gasolina) a 6.000 rpm e torques máximos de 13,7 kgfm (etanol) a 4.000 rpm e 13,2 kgfm (gasolina) a 4.250 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático CVT com sete marchas virtuais

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,5 metros

Freios
Disco sólido na dianteira e a tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, e barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura mínima do solo, 18,8 centímetros; ângulos de ataque/saída (graus), 20,3/31,4 

Rodas/pneus
6×16”de liga leve/195/60R16

Peso
1.187 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
400 kg

Capacidades (litros)
Porta-malas, 370; tanque, 47

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,099; largura, 1,774; altura, 1,576; distância entre-eixos, 2,532

Desempenho
Velocidades máximas, 177 km/h (e) e 173 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 11,4 (e) e 12,2 (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 9,2 (e) e 12,9 (g); estrada, 10,4 (e) e 14,3 (g)

Autos Segredos no YouTube:

Gostou do conteúdo sobre o Fiat Pulse Drive 1.3 CVT? Siga nossas redes sociais para muito mais informações

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -