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Teste: Compass Longitude 2.0 turbodiesel: nos tempos do overnight

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Compass Longitude 2.0 turbodiesel é versão de entrada do SUV médio a diesel tem muitos itens de conforto e segurança de série, e também muitos opcionais. É cara como as demais. Tração é integral

Por Paulo Eduardo

O Compass teve o preço sugerido aumentado em 3 mil reais na virada do mês. A partir deste mês, fabricante sugere R$ 191.990 diante dos R$ 188.990 em fevereiro. Parece retorno aos tempos de inflação alta quando se ganhava muito dinheiro da noite para o dia em aplicação financeira.

Lançado em outubro de 2016, o Compass terá interior remodelado e novo para-choque a partir de abril na linha 2022. O motor turbodiesel 2.0 de quatro cilindros poderá vir com valores maiores de potência e torque.

Os que não se importam em ter um carro atualizado poderão encontrar desconto na linha 2021. É possível ter um carro de qualidade desembolsando menos. A versão Longitude tem muitos opcionais. Com todos eles, o preço sugerido de tabela chega a R$ 215.240.

Airbags de cortina, laterais dianteiros e de joelho para o motorista custam R$ 4.200; a forração em material sintético claro mesclado com cinza (R$1.500), o teto panorâmico por absurdos R$ 8.900, além de R$ 1.900 da pintura metálica.

Faróis em xenônio, assistente de estacionamento, partida remota e som Beats custam R$ 5.400. Por R$ 1.350 podem ser adquiridos protetor de cárter, para-barro e emblema exclusivo.

O Jeep Compass Longitude 2.0 turbodiesel agrada pelo visual, acabamento e aptidão no fora de estrada, apesar de não ter gancho para reboque. Tem tração integral, reduzida, bloqueio de diferencial e controle de descida. E também controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa.

Os ângulos de ataque, saída e de rampa são suficientes para romper adversidades. Os modos de condução no fora de estrada são para neve, areia e barro.

O rodar no asfalto é de carro fora de estrada, com oscilação lateral perceptível. O rodar é áspero e as transferências das imperfeições do piso para dentro são inevitáveis. Rodas grandes e pneus com pouca altura de borracha contribuem na oscilação lateral.

Os pneus de perfil baixo e uso misto não filtram as irregularidades nem asfalto nem na terra. Nem mesmo a suspensão independente nos dois eixos minimiza o desconforto sobre as irregularidades. No piso liso, roda suave.

 A direção tem boa calibragem em baixa e em alta. O diâmetro de giro não muito grande (11,3 metros) ajuda em manobra. Volante tem boa pega e revestimento com material rugoso evita deslize das mãos. Coluna de direção com regulagens de altura e de distância.

O Compass Longitude 2.0 turbodiesel tem comprimento menor do que alguns sedãs compactos. O trunfo dos SUV’s é o comprimento menor. São altos e largos e transmitem sensação de segurança pela posição elevada de dirigir. Banco do motorista não tem regulagem lombar.

O interior tem bom acabamento com material emborrachado no painel central e nos forros de portas dianteiros. Nas portas traseiras, plástico duro na forração. O banco traseiro é baixo como o irmão menor Renegade, mas tem mais espaço para pernas pela distância entre-eixos maior.

Há saída de ar-condicionado para a turma de trás. O ar-condicionado é automático digital com temperatura diferenciada para motorista e passageiro. A central multimídia tem tela de 8,4 polegadas e não traz navegação nativa. É compatível com Android e Apple.

Visibilidade ¾ traseira limitada é compensada em parte pelos retrovisores grandes e câmera de ré. Faróis em xenônio (opcionais) não têm a eficiência do LED, mas iluminam bem. Facho baixo tem bom alcance e há regulagem elétrica de altura.

Freios eficientes com disco nas quatro rodas. Câmbio de nove marchas com trocas rápidas e perceptíveis, com tranco leve. Troca manual também por aletas no volante. Desempenho bom tanto na aceleração quanto na retomada, caso de ultrapassagem.

Consumo médio registrado no computador de bordo de foi de 6 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Porta-malas tem capacidade suficiente para levar a bagagem familiar. Tampa é pesada e a pega de fechamento é somente no lado direito. Limpadores e lavadores de para-brisa e vidro traseiro funcionam corretamente.

Ficha técnica Compass Longitude 2.0 turbodiesel

Motor
De quatro cilindros em linha, turbodiesel, 1.956 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, 170 cv de potência máxima a 3.750 rpm e 35,7 kgfm de torque máximo a 3.750 rpm

Transmissão
Tração integral e câmbio automático de nove marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,3 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, braços triangulares, barra estabilizadora; traseira, McPherson com braços laterais e transversais, e barra estabilizadora; altura do solo, 21,6 centímetros

Rodas/pneus
7×18” de liga leve /225/55R18

Peso
1.703 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
400 kg

Capacidades (litro)
Tanque, 60; porta-malas, 410; ângulos de ataque/saída/rampa, 28,7/31,9/23,2 graus

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,416; largura, 1,819; altura, 1,645; distância entre-eixos, 2,636

Desempenho
Velocidade máxima, 194 km/h; aceleração até 100 km/h, 10 segundos

Consumo (km/l)
Urbano, 9,8/11,4

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