Golf Comfortline 1.0 2019  é a versão mais em conta médio. Tem câmbio automático de seis marchas em vez do manual, motor mais potente, bom acabamento, e dois opcionais. Leia o teste
Volkswagen Golf Comfortline 1.0 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

O Volkswagen Golf Comfortline 1.0 2019 passa a ser equipada somente com câmbio automático convencional de seis marchas em vez do manual. Motor 1.0 TSI de três cilindros tem 128 cv contra 125 cv anteriores. O torque se mantém inalterado (20,4 kgfm com etanol ou gasolina). Carro fica bem mais disposto com etanol. Os opcionais são as rodas aro 17 com pneus 225/45 (R$ 2.450) e o teto solar (R$ 4.800) que somados aos R$ 91.790 totalizam R$ 99.040. Há duas opções de pintura metálica (R$ 1.750). Neste caso, o preço sugerido total é de R$ 100.790.

Volkswagen Golf Comfortline 1.0 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento

Golf Comfortline 1.0 2019 se destaca sempre pelo cuidado no acabamento. Além do material emborrachado no painel, portas, e os encaixes benfeitos. O zelo é percebido até no capricho no porta-malas. Entretanto, há somente um estágio na dobradiça para evitar que a porta se abra totalmente em aclive/declive. Situação comum para sair do carro. Eram dois anteriormente. Economia de palito. A versão Comfortline está equipada com muitos itens de conforto, conveniência e segurança. São sete airbags (incluindo o de joelho para o motorista), controles de tração e estabilidade, saída de ar condicionado para o banco traseiro, câmera traseira, sistema multimídia com tela de oito polegadas, luzes diurnas dianteiras, sensores de chuva e crepuscular e lanternas de LED, entre muitos outros.

Volkswagen Golf Comfortline 1.0 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Espaço

Há bom espaço interno tanto nos bancos dianteiros quanto no traseiro, e acesso fácil em ambos. Porta-malas tem capacidade coerente com as dimensões do carro e aproveitamento horizontal facilita arrumação. O senão em ergonomia é o revestimento liso do volante que pode provocar deslize acidental. Posição de dirigir excelente com regulagem de altura do banco do motorista e lombar de acionamento manual por meio de alavanca na lateral do banco, além da coluna de direção regulável em altura e distância. Visibilidade ¾ traseira é um dos limitadores em manobras, mas a câmera de ré ajuda bastante. Dois adultos se acomodam muito bem no banco traseiro. O do meio fica prejudicado pelo túnel.

Volkswagen Golf Comfortline 1.0 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Freios

Freios eficientes são a disco nas quatro rodas e há bloqueio eletrônico do diferencial. Suspensão traseira é eixo de torção. A multilink é reservada somente à versão GTI. Está bem calibrada, mas rodas grandes aro 17 e pneus de perfil muito baixo tornam o rodar mais duro. Nas ondulações e remendos de asfalto, há transferência para dentro. A pouca altura da borracha (10,1 centímetros) contribui para isso. O Golf Comfortline 1.0 2019 fica bem mais confortável com conjunto roda/pneus de série (aro 16 com pneus 205/55). Isso significa um centímetro a mais na altura da borracha. O Golf tem comportamento dinâmico previsível e transmite confiança nas curvas de baixa e alta, com tendência a sair de frente no limite.

Volkswagen Golf Comfortline 1.0 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Motor

Motor TSI de três cilindros é exclusivo da versão de entrada e dá bom desempenho, mas sem empolgar com gasolina, apesar do efeito estilingue do turbo. Com etanol, o torque é o mesmo, mas os 12 cv de potência a mais dão o ânimo que faltava. Assim, ultrapassagens são bem mais rápidas. As trocas de marchas não são tão rápidas quanto no câmbio automatizado de dupla embreagem, mas ocorrem reduções imediatas com a diminuição de velocidade. O conjunto está bem equilibrado. Trocas manuais são feitas por meio de aletas no volante. Na letra S (Sport), as trocas de marchas são feitas em rotação mais elevada do que o modo D (drive).

Condução

Prazer de dirigir aumenta com a direção muito bem calibrada e sensível, transmitindo sensação de aderência o tempo todo. É prazeroso dirigir o Golf Comfortline 1.0 2019. Silêncio a bordo. O diâmetro de giro não é pequeno (10,9 metros), mas o Golf vira bem. Consumo com gasolina registrado no computador de bordo foi de 7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.

Volkswagen Golf Comfortline 1.0 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Faróis

Faróis iluminam bem e alcance do facho deveria ser um pouco mais longo para evitar lampejar o alto. Limpadores eficientes com lavador do tipo spray espalhando bem a mistura água/xampu no parabrisa. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem. O Golf usa arquitetura MQB na carroceria com aços de alta resistência e obteve nota máxima no teste de impacto do Latin NCAP.

Ficha técnica Golf Comfortline 1.0 2019

Motor
De três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, turbo, flex, de 128 cv (etanol)/116 cv (gasolina) de potências máximas a 5.500 rpm e torque máximo de 20,4 kgfm (a/g) de 2.000 a 3.500 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 10,9 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção, barra estabilizadora; altura do solo, 14,2 centímetros

Volkswagen Golf Comfortline 1.0 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
7×17”de liga leve/225/45R17 (opcional)/6,5x 16/205/55R16 de série

Peso
1.259 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
501 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,268; largura, 1,799; altura, 1,456; distância entre-eixos, 2,70

Capacidades (litro)
Porta-malas, 313; tanque, 51

Desempenho
Velocidades máximas, 192 km/h (etanol)/187 km/h (gasolina); aceleração até 100 km/h, 10,3 segundos (e)/10,8 segundos (g)

Consumo (km/l)
Cidade, 11,4 (g)/8 (e); estrada, 14,2 (g)/10,2 (e)

Volkswagen Golf Comfortline 1.0 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Siga nossas redes sociais