HR-V Touring tem motor 1.5 turbo de quatro cilindros dá desempenho dos sonhos a um dos SUV’s mais desejados do país, mas paga-se muito por isso. Versão tem outros atrativos. Leia o teste
Honda HR-V Touring
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

O HR-V apresentado em 2012 conquistou consumidores em todo o país. O carro agradava pelo estilo, espaço, sensação de segurança, além do status. Porém, o desempenho do motor 1.8 aspirado de quatro cilindros conjugado com câmbio CVT é apenas suficiente para uma tocada familiar. Nada de pressa. Paciência de esperar o momento certo para ultrapassar carreta na subida. Família a bordo, porta-malas cheio e ar-condicionado ligado tiram potência do motor, e o charmoso SUV não tem força suficiente para realizar a manobra com segurança. Quem viaja de carro não tem pressa, mas…

HR-V Touring
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Então, o mesmo carro equipado com motor 1.5 turbo oferece o que as outras versões não conseguem: desempenho satisfatório o tempo todo independentemente do número de ocupantes a bordo, do peso da bagagem no porta-malas e com climatização em funcionamento. Motor de 176 cv e torque de 22,4 kgfm não exige paciência do condutor. O tempo para ultrapassar é bem mais curto. Relação peso/potência de 8 kg/cv é muito boa. A diferença de preço para a versão EXL com motor 1.8 flex é de 28 mil reais. O HR-V Touring Turbo pesa 104 quilos a mais.

HR-V Touring Turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Mesmo do Fit

O motor 1.5 é o mesmo do Fit, mas sem turbo no monovolume, tem somente a opção de gasolina diante do 1.8 flex. O Honda HR-V Touring Turbo tem outros atrativos: teto solar panorâmico, partida por meio de comando no painel, acesso sem chave ao interior, faróis totalmente de LED iluminam muito mais e o dispositivo Lane Watch aumenta visibilidade em manobras e na condução. Câmera instalada no retrovisor projeta imagem na tela de sete polegadas do sistema multimídia ao acionar sinalizador de direção (seta) para a direita ou um comando na alavanca.

Grade frontal do Honda HR-V Touring Turbo tem acabamento em preto brilhante e há duas saídas de escape. Bancos, laterais de porta, console e painel são revestidos em couro cinza claro. Há sensor de chuva e retrovisor interno fotocrômico, que evita automaticamente ofuscamento. Na mecânica, suspensão tem nova calibragem, barra estabilizadora maior e a tecnologia de vetorização do torque que melhora a estabilidade em curva. São seis airbags, incluindo o de cortina.

Boa condução de dirigir

É boa a posição de dirigir, mas falta regulagem lombar no banco do motorista e todas as regulagens são manuais. Carro desse valor merece regulagens elétricas. Assentos estão mais compridos e no limite do apoio ideal para pernas. Volante tem boa pega e revestimento é rugoso, que evita deslize das mãos. Ar-condicionado digital. Há detalhes incompreensíveis, como porta-luvas sem iluminação.

HR-V Touring
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Bom espaço interno, apesar do console central grande gerar sensação de aperto para alguns. Acesso ao banco traseiro exige abaixar pela caída do teto. Fora isso, é boa a ergonomia com acesso fácil aos comandos. Rebatimento de bancos imbatível no sistema Honda, que forma plataforma única com porta-malas e também do assento traseiro bipartido para levar objetos maiores. Extremamente prático. Porta-malas tem 71 litros a menos de capacidade em relação às versões com motor aspirado e leva-se 44 quilos a menos de carga útil (passageiros + bagagem).

Saiba mais:
Confira avaliação do Honda Civic Touring.

HR-V Touring
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Desempenho é destaque do motor com injeção direta, com reação imediata aos comandos do acelerador. É outro HR-V. Motor urra no kick-down, quando se pressiona totalmente o acelerador, mas tem ótimo desempenho. E o câmbio CVT combina melhor com o motor turbo. Não há hesitação na arrancada ou retomada de velocidade como no motor aspirado.

Freios são bons

Os freios do HR-V Touring Turbo são eficientes em simulação de emergência e suspensão bem mais firme em curvas. Entretanto, as rodas grandes provocam oscilação lateral sobre asfalto ondulado ou remendado, gerando desconforto. Ruídos internos bem contidos sobre calçamento. Direção firme em alta e leve em manobra, com ponto central bem definido, mas em transmitir sensação de aderência.

HR-V Touring
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Palhetas trepidavam na versão avaliada, mas limpam área considerável. Bons também os lavadores do para-brisa e do vidro traseiro. Navegação integrada ao sistema multimídia, cuja tela escurece e dificulta visualização com faróis ligados durante o dia. HR-V Touring tem preço sugerido de venda de R$ 139.900.

Ficha técnica HR-V Touring Turbo

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.496 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, gasolina, turbo, de 173 cv de potência máxima a 5.500 rpm e torque máximos de 22,4 kgfm de 1.700 rpm a 5.500 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,4 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira; ESP (controle de estabilidade), TC (controle de tração) e HSA (assistente de partida em rampa)

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção

HR-V
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
7×17” de liga leve /215/55R17

Peso
1.380 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
420 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,329; largura, 1,772; altura, 1,605; distância entre-eixos, 2,61

HR-V Touring
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades (litro)
Porta-malas, 393; tanque, 51

Desempenho
Velocidade máxima, não divulgada; aceleração até 100 km/h, não divulgada

Consumo (km/l)
Urbano, 11,4; estrada, 12,6

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