Civic Touring 1.5 turbo impressiona pelo acabamento, bom espaço no banco traseiro, dirigibilidade e segurança. Desempenho do motor turbo convence. Há problemas de ergonomia. Leia o teste.
Honda Civic Touring 1.5 turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

Além da montagem e encaixes muito benfeitos, acabamento Honda está sempre em destaque e Civic Touring 1.5 turbo mantém esse padrão. Cuidadosamente montado, o refinamento não escapa aos olhos. Bancos são anatômicos e o do motorista tem regulagem lombar com acionamento elétrico. As novidades da linha 2020 na versão topo de linha incluem som com 10 alto-falantes e 452 watts de potência; recarga de celular sem fio no console central; para-choque redesenhado; grade frontal e molduras laterais com cromado e rodas de liga na cor grafite.

Civic Touring 1.5 turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Civic Touring 1.5 Turbo tem saída de ar-condicionado no banco traseiro e monitoramento da pressão de pneus. Materiais de qualidade no interior, com plástico emborrachado no painel central, forros de porta, incluindo as traseiras e arremates precisos. Quadro de instrumentos dividido em três seções: temperatura do motor, velocímetro e informações do computador, e nível de combustível. Tudo bem limpo e sem exageros. Tela do sistema multimídia ao centro, com navegação nativa e emparelhamento de celular.

Civic
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ergonomia

Volante tem poucos comandos para o bem da ergonomia e é revestido em material rugoso, que evita deslize das mãos. Ótima posição de dirigir com regulagem em altura e distância da coluna. Deslize em ergonomia é acesso ao banco traseiro, pois é preciso abaixar. Além disso, a altura para cabeça é limitada pela caída do teto. A tampa do porta-malas abre, mas não levanta totalmente. Isso é ruim quando se tem objetos nas mãos. Porta-malas amplo e encostos rebatíveis do banco traseiro possibilitam levar objetos compridos.

Civic Touring 1.5 turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Andando

Em movimento, o Civic Touring 1.5 Turbo é muito bom com direção precisa, que transmite sensação de aderência. E é bem direta, o carro vira ao menor movimento do volante. São 2,2 voltas de batente a batente. Sistema de suspensão muito bem calibrado, com multibraços na traseira ligado a um subchassi, com destaque para harmonia entre conforto e estabilidade. Comportamento dinâmico previsível transmite segurança e vontade de ficar ao volante. Interior silencioso em piso irregular. Transferência das imperfeições do asfalto para dentro é mínima.

Motor agrada

Motor 1.5 turbo proporciona desempenho muito bom, principalmente nas retomadas de velocidade, caso de ultrapassagem, com resposta imediata ao comando no acelerador. É ruidoso no kick-down. Casamento com câmbio CVT, de infinitas relações de transmissão, não gera atrito como no motor aspirado. No modo esportivo, motor trabalha em rotação elevada e respostas são ainda mais rápidas. O desempenho não é esportivo, mas convincente.

Honda Civic Touring 1.5 turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

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Freios do Honda Civic Touring 1.5 Turbo param bem sem desvio de trajetória. Faróis de LED têm iluminação bem superior aos halógenos e limpadores de para-brisa cumprem bem a função. Segurança é destaque com seis airbags, controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa e carroceria é construída com aços especiais.

Garantia é de três anos sem limite de quilometragem. Há muitos equipamentos de conforto, conveniência e segurança. Preço sugerido é de R$ 134.900.

Ficha técnica Civic Touring 1.5 turbo

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.498 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, gasolina, turbo, de 173 cv de potência máxima a 5.500 rpm e torque máximos de 22,4 kgfm de 1.700 rpm a 5.500 rpm

Honda Civic Touring
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,2 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira; ESP (controle de estabilidade), TC (controle de tração) e HSA (assistente de partida em rampa)

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com buchas hidráulicas; traseira, multibraços com buchas hidráulicas

Honda Civic Touring 1.5 turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
7×17” de liga leve /215/50R17

Peso
1.329 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
406 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,641; largura, 2,07; altura, 1,433; distância entre-eixos, 2,70

Capacidades (litro)
Porta-malas, 517; tanque, 56

Desempenho
Velocidade máxima, não divulgada; aceleração até 100 km/h, não divulgada

Consumo (km/l)
Urbano, 11,8; estrada, 14,4

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