Jetta GLI é a versão esportiva do sedã com motor 2.0 turbo com desempenho empolgante e reúne qualidades de dirigibilidade, acabamento e espaço interno. Há deslizes em ergonomia. Leia o teste
VW Jetta GLI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

Derivado do Golf, o Jetta GLI reúne as qualidades do hatch que lhe deu origem. Tem mais espaço interno pela maior distância entre-eixos. Porta-malas amplo digno de sedã e esmero na construção e no acabamento. Jetta tem linhas agradáveis e dinâmicas. Interior revestido na cor preta realça estilo esportivo. Material emborrachado no painel central com quadro de instrumentos e central multimídia voltados para o motorista.

VW Jetta GLI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

GLI é a denominação da Volkswagen para os sedãs esportivos. Os hatches, caso do Golf, são denominados GTI nas versões esportivas. Importada do México, essa versão é vendida somente com motor a gasolina. Curiosamente, não há logotipo com nome do carro em nenhuma parte da carroceria. Há apenas o logotipo (GLI) da versão.

VW Jetta GLI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Modos de condução

Há quatro modos de condução selecionáveis: econômico (troca de marchas em rotação mais baixa); normal (ajustado pela fábrica); sport (troca de marchas em rotações elevadas) e no individual, há opção de ajustes na direção e transmissão. Volante tem ótima pega e contém comandos diversos. O Jetta GLI está equipado ainda com controle automático de velocidade, assistência frontal com frenagem de emergência, frenagem depois da colisão e regulagem automática do farol alto para não provocar ofuscamento.

Saiba mais:
Confira nossa avaliação do BMW 330 I M Sport.

Esportividade da GLI também na aparência com rodas aro 18 e saída dupla de escapamento. Rodar suave e confortável da suspensão multilink acaba nas ondulações e remendos de asfalto. Rodas grandes e pneus de perfil baixo não combinam com imperfeições do piso. Posição de dirigir é ótima, com pernas bem apoiadas nos assentos, e regulagem lombar. Volante tem aletas para trocas manuais.

VW Jetta GLI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Direção é direta

Direção comunicativa permite sentir a aderência e ponto central está muito bem definido. E é direta. O carro vira ao menor movimento do volante. São 2,1 voltas de um batente ao outro. Carro na mão. Herança do Golf. Estabilidade excelente em curvas de baixa e de alta. Freios eficientes assim como os faróis de LED. Trocas imediatas de marchas, característica do câmbio de duas embreagens, porque duas marchas ficam sempre pré-engatadas. Reação imediata aos comandos do acelerador impressiona. Jetta GLI atinge rapidamente 100 km/h. Desempenho é muito bom.

Espaço interno suficiente para dois adultos no banco traseiro, que não conta com saída de ar-condicionado. Nesta versão a tampa do porta-malas não retornava ao ser aberta, como aconteceu no teste da 250 TSI. É preciso abaixar um pouco para entrar no banco de trás. Outros deslizes em ergonomia são o revestimento liso do volante, que permite deslize acidental; comandos dos vidros recuados na porta do motorista; revestimento em couro nos bancos não deixa transpirar.

Saiba mais:
Confira avaliação do VW Jetta 1.4 R-Line.

Climatização é digital com regulagens de temperatura diferentes para motorista e passageiro. Quadro de instrumentos digital tem várias possibilidades de configuração. Central multimídia com “Discover Media” e tela de 8”. A conectividade smartphones se dá por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Navegação nativa integrada. Luz ambiente configurável em dez tonalidades e sistema de som Beats.

Nota máxima em segurança

O Volkswagen Jetta GLI obteve nota máxima no teste de impacto pelo órgão de segurança (NHTSA) dos Estados Unidos. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem. Único opcional é o teto solar panorâmico, que custa R$ 4.990, elevando o preço sugerido para R$ 149.980.

Ficha técnica Jetta GLI

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.984cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, gasolina, de 230 cv de potência máxima de 4.700 rpm a 6.200 rpm e torque máximo de 35,7 kgfm de 1.500 rpm a 4.600 rpm

VW Jetta GLI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automatizado de seis marchas de dupla embreagem

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 11,2 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira; disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, tipo Mc Pherson, barra estabilizadora; traseira, multilink, barra estabilizadora

VW Jetta GLI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
7,5 x 18” de liga leve/225/45R18

Peso
1.432 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
518 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,709; largura, 1,799; altura, 1,478; distância entre-eixos, 2,680

VW Jetta GLI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades (litro)
Porta-malas, 510; tanque, 50

Desempenho
Velocidade máxima (km/h), 250; aceleração até 100 km/h (segundos), 6,8

Consumo (km/l)
Cidade, 9,9/ estrada, 12,5

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.