BMW 330 I M Sport tem acabamento refinado, tecnologia de direção semiautônoma e muita segurança. Desempenho incrível contrasta com desconforto na direção e suspensão. Leia o teste
BMW 330i
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

A sétima geração da BMW Serie 3 chegou este ano ao Brasil e a versão avaliada 330 I carrega a letra M, da divisão esportiva da marca, nos adereços de carroceria, freios e suspensão. É importada da Alemanha. É que o emblema M puro significa também mais potência no motor. Mesmo assim, desempenho é o que o carro tem de melhor juntamente com tecnologia. Serie 3 tem mais comprimento (+ 7,6 centímetros), largura (+ 1,8 cm), altura (+ 1,4 cm) e 4,1 cm de distância entre-eixos a mais em relação à geração anterior.

BMW 330i
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Frente longa

Frente comprida, capô longo e a traseira curta. É a tendência atual de design no segmento dos sedãs de luxo. Interior requintado com painel central de linhas limpas e sóbrias. O BMW 330 I tem material requintado no painel central e forração de portas. Bancos dianteiros anatômicos com regulagens múltiplas, incluindo a lombar também no do passageiro. Banco traseiro tem dois lugares confortáveis, com espaço limitado para pernas, saída de ar-condicionado com regulagem de temperatura, que é de três zonas. Incomoda abaixar para entrar no banco traseiro.

BMW 330i
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Tela digital

O BMW 330 I tem quadro de instrumentos com tela digital de 10 polegadas, além da tela da central multimídia de 12 polegadas, com diversas funções e possibilidades de configuração. Há vários modos de condução: Comfort, Sport, Sport Individual, Sport Plus e Eco. O manual do proprietário pode ser consultado na tela multimídia e a informação é dada em forma de áudio. Comando de voz aciona o Assistente Pessoal Inteligente na interação do usuário com o carro, que pode ligar o ar-condicionado em uma determinada temperatura. Há comando rotativo no console central para diversas funções, inclusive em duplicidade com os comandos táteis. Isso para evitar que o motorista desvie o olhar da via.

Faróis a laser têm alcance de 500 metros. A conectividade é somente por Apple Car Play. Nada de Android. Difícil entender. Porta-malas tem 365 litros de capacidade, incluindo o estepe. Pneus são Run Flat (rodam furados ou rasgados). A opção por manter o estepe parece mais psicológica.

BMW 330i
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A direção decepciona bastante apesar de ser muito direta – vira muito ao menor movimento do volante. Porém, falta sensibilidade, e é muito pesada também no modo conforto. O BMW 330 I tem volante tem revestimento liso que permite deslizamento acidental. Regulagens da coluna em altura e distância são manuais. Diâmetro de giro de 11,4 metros não é pequeno, mas carro manobra bem em espaço reduzido.

E a suspensão foi feita para o carro rodar nas autoestradas alemãs com piso perfeito, pois transfere intensamente todas as irregularidades para o habitáculo. Rodas enormes aro 19 mais largas na traseira juntamente com pneus de perfil 35 e medida 255. Na dianteira, pneus de medida 225/40. Esqueça o conforto apesar do amortecimento hidráulico no eixo dianteiro e limitador de compressão no traseiro.

A tocada é esportiva mesmo. Acelerações vigorosas e ronco acentuado no modo esportivo. Marchas do câmbio automático de oito marchas com conversor de torque são trocadas rapidamente e ocorre redução com a diminuição da velocidade. Atinge em poucos segundos 100 km/h e as retomadas são igualmente vigorosas. Freios de carro de corrida são muito eficientes. Um dos destaques dessa versão. Outro são os faróis de laser com alcance de 550 metros. Comportamento dinâmico excepcional e previsível. Dirigir carro com tração traseira é bem mais prazeroso.

Semiautônoma

Há itens de direção semiautônoma. O controle de permanência na faixa interfere fortemente no volante; há aviso de aproximação de outro veículo; assistente de direção informa sobre condições de tráfego; proteção ativa aciona equipamentos de segurança em emergência, aumentando a tensão do cinto de segurança; assistente de farol alto muda para o baixo para não ofuscar motorista do carro à frente ou em sentido contrário. O preço sugerido de venda é de R$ 269.500 e a garantia é de dois anos.

Ficha técnica BMW 330i

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.998cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, gasolina, de 258 cv de potência máxima de 5.000 a 6.500 rpm e torque máximo de 40,8 kgfm de 1.550 a 4.400 rpm

Transmissão
Tração traseira e câmbio automático de oito marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,4 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, do tipo McPherson; traseira, multibraços; altura do solo: 12,6 centímetros

BMW 330i
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
8 x 19” de liga leve/225/40R19 (dianteira) e 8,5 x 19” de liga leve/255/35R19 (traseira)

Peso
1.470 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
Não divulgado

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,709; largura, 1,827; altura, 1,425; distância entre-eixos, 2,851

BMW 330i
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades (litro)
Porta-malas, 365; tanque, 59

Desempenho
Velocidade máxima (km/h), 250; aceleração até 100 km/h (segundos), 5,8

Consumo (km/l)
Não divulgado

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