Se essas modificações não dão nova vida ao Etios, pelo menos, tornam o compacto japonês mais palatável ao consumidor, como pudemos comprovar em recente avaliação de uma unidade com carroceria sedã na versão XLS 1.5 com a transmissão automática.
Uma função interessante do computador de bordo é o EcoWallet que está disponível a partir da versão XS. A tecnologia permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem. A versão avaliada contava com a iluminação clear blue do painel de instrumentos para os indicadores de velocidade e rotação do motor, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista, considerando as variáveis de faróis ligados ou desligados ou dias mais ou menos ensolarados.
A unidade avaliada também contava com a central multimídia com tela tátil que permite espelhamento com smartphones, tanto os com sistema iOS (Apple Car Play) quanto com Android (Android Auto). Seu funcionamento não é dos mais simples: o ajuste de volume não pode ser executado diretamente por botões, por exemplo. Apenas pelo comando do volante ou tem que se abrir um menu para essa ação.
Apesar de já ser um dos pontos fortes do modelo, a Toyota conseguiu incrementar o bom desempenho do Etios. O motor 1.5 que equipa a versão XLS sedã do modelo passou a vir com duplo comando de válvulas no cabeçote de alumínio (assim como o bloco) e 16 válvulas. Ele rende 107 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com gasolina). Para esta motorização, o ganho em torque foi de 11% e de potência, 11 cv, em relação à versão anterior. O propulsor também não utiliza o subtanque auxiliar de partida a frio, trazendo novos bicos injetores dotados de sistema de pré-aquecimento.
Mas ele está em desvantagem em relação aos oferecidos pelos concorrentes, que já têm seis marchas e permitem trocas manuais sequenciais. No do Etios, é possível apenas limitar o número de marchas, para evitar situações como em subidas longas, na qual a transmissão fica “indecisa”, ou em descidas, para a utilização do freio-motor.
Melhorias que favorecem o rodar também foram implementadas. Molas e amortecedores foram recalibrados, assim como a direção com assistência elétrica. O comportamento dinâmico do modelo agrada, com bom ajuste entre conforto e estabilidade. O diâmetro reduzido de giro se torna útil em manobras apertadas.
Hoje, a versão sedã XLS com câmbio automático tem preço inicial de R$ 63.410. Ela traz de série itens como computador de bordo com a função EcoWallet; antena externa do tipo short pole; descansa-braços no assento do motorista e banco traseiro com encosto rebatível; direção eletroassistida progressiva; ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS.
Ainda acrescenta controle de velocidade de cruzeiro; controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; rodas de liga leve de 15 polegadas; sistema de áudio com tela tátil, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos com “padrão” couro.
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, a gasolina e etanol, 1.496 cm³ de cilindrada, 102 cv (g) e 107 cv (e) a 5.600 rpm, 14,3 kgfm (g) / 14,7 mkgf (e) de torque máximo a 4.000 rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio automático de quatro marchas
ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h
Não informada pelo fabricante
VELOCIDADE MÁXIMA
Não informada pelo fabricante
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
Discos ventilados na dianteira, tambores na traseira, com ABS e EBD
SUSPENSÃO
Dianteira, independente, McPherson; traseira, semi-independente, eixo de torção
RODAS E PNEUS
Rodas em em liga de alumínio, pneus 185/60 R15
DIMENSÕES
Comprimento 4,26 metros; largura, 1,69 m; altura, 1,51; entre-eixos, 2,55 m; peso: não informado.
CAPACIDADES
Tanque de combustível: 45 litros; porta malas: 562 litros
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos