Fiat testa os concorrentes Onix Activ e HB20X para a chegada do Argo aventureiro
Hyundai HB20X
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Como o Autos Segredos antecipou com exclusividade (veja aqui e aqui), a Fiat prepara a chegada de um Argo aventureiro. Negado pelo fabricante, a marca intensifica os trabalhos para a chegada da versão. Para tal, já analisa os modelos concorrentes como mostram nossos flagras. A marca mira o líderes, nossa reportagem fotografou unidades do Chevrolet Onix Activ e Hyundai HB20X no pátio de protótipos do fábrica de Betim (MG).

Chevrolet Onix Activ
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Projeto X6HX

A marca já solicitou aos fornecedores peças para montarem os primeiros protótipos. Os testes devem começar nos próximos dias.  Ainda não há data de lançamento definida, mas, o Fiat Argo aventureiro deverá aparecer no Salão do Automóvel de São Paulo.

Suspensão

A suspensão do Fiat Argo aventureiro será bem mais robusta que a do modelo “civil”. A altura em relação ao solo também será considerável. Os amortecedores também serão exclusivos. A calibragem dará ao hatch condições para encarar vias não pavimentadas.

Pneus

Assim como os demais aventureiros da marca italiana, o Fiat Argo aventureiro será equipado com pneus de uso misto.

Siga nossas redes sociais

·         Acompanhe o Autos Segredos no Instagram
·         Curta nossa fanpage no Facebook
·         Confira o canal do Autos Segredos no YouTube
Fiat Argo aventureiro
Projeção | Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos

Visual

O Fiat Argo aventureiro terá visual exclusivo e contará com novos para-choques dianteiro e traseiro.  Molduras nos para-lamas e rack de teto devem compor o restante do visual. Internamente, somente novos revestimentos dos bancos e apliques nos forros de portas e painel.

Motor

Ainda não há confirmação sobre as opções de motorização do Fiat Argo aventureiro. Mas, como os demais concorrentes que são equipados com os motores mais potentes de suas linhas, o hatch deverá contar com opção 1.8 E.torQ. Porém, com o fim do Uno Way, deixa um vácuo para ofertar também uma versão equipada com motor 1.3.

Nicho representativo

Em 2017, os aventureiros foram responsáveis por cerca de 12% das vendas hatches compactos do mercado nacional. Estamos falando de 4.000 unidades mensais para um nicho que nem é tão nicho assim.  E a fabricante italiana não quer ficar de fora dessa festa.

Somando-se os números totais de Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Renault Sandero e Toyota Etios – concorrentes diretos do Fiat Argo –, as versões aventureiras representaram 48.627 unidades do total de 403.523 modelos comercializadas no último ano. O Fiat Uno Way não foi considerado na conta.