Engenharia da marca já conta unidades do Rafale para testes no Brasil. Lembrando que o Kardian começou a ser avaliado usando protótipos do Dacia Stepway
A Renault já confirmou que terá um novo SUV médio no Brasil em 2025. Assim como Kardian, o modelo será feito a partir da plataforma modular CMF-B. O Autos Segredos apurou que o C-SUV será inspirado no Rafale, lançado em 2023, no mercado europeu.
O novo SUV médio da Renault recebeu aporte de R$ 2 bilhões para o seu desenvolvimento em anúncio realizado em dezembro. Nossos amigos da Quatro Rodas afirmaram na época que o SUV seria um cupê.
VEJA TAMBÉM:
O projeto é chamado internamente de R1312, curiosamente, o conceito da picape Niagara, apresentado junto com Kardian é chamado de ZH 1312.
Será que a picape conceito na realidade dá pistas do novo SUV e não da picape? Durante o lançamento do Kardian, um executivo nos disse que a Niagara também dava pistas de outros modelos e não somente a uma picape.
Mas é claro que estamos falando de alguns elementos visuais como faróis e lanternas traseira do Niagara Concept que caem perfeitamente num SUV Cupê. Afinal, a Niagara também sairá do papel para manter em atividade a fábrica da Renault na Argentina.
Nossa reportagem apurou que a engenharia da marca recebeu protótipos do SUV Cupê Rafale que estão com frente e traseira camufladas.
Vale lembrar que os testes iniciais do Kardian começaram com protótipos do Dacia Stepway rodando com frente e traseira camufladas. No fim ficou comprovado que Stepway e Kardian, são primos e compartilham o mesmo monobloco.
Não será surpresa se o C-SUV da Renault seguir o mesmo caminho e aproveitar todo o monobloco do Rafale, incluindo a estampagem de suas portas e laterais. Mudando frente e traseira, a Renault teria assim um C-SUV inédito para o Brasil, tal qual foi o Kardian.
O Renault Rafale tem 4,71 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,61 m, de altura e 2,74 m de distância de entre-eixos, medidas superiores aos C-SUVs que atuam no Brasil. O seu tamanho, o aproxima do CAOA Chery Tiggo 8, por exemplo.
Fora do Brasil, o projeto é chamado de nova geração do Arkana, sendo nomeado como modelo para Latam/América do Sul.
A atual geração do Arkana, que ficou só na promessa no Brasil, tem 4,56 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,57 m de altura e 2,72 m de distância de entre-eixos. Números que o deixam com medidas próximas ao Rafale.
Mas é claro, que por conta do Brasil usar a variante a plataforma CMF-B, as medidas não deverão ser necessariamente as mesmas do Rafael.
A Renault já confirmou que o SUV terá sistema híbrido no Brasil. O mais provável é um sistema híbrido (MHEV) leve de 48 volts associado ao motor 1.3 TCe Turbo Flex que será nacionalizado. A outra opção híbrido convencional (HEV) que tem como base o atual motor 1.6 SCe.
No mercado europeu, o motor 1.6 SCe opera em ciclo Atkinson rendendo potência de 91 cv e torque de 14,7 kgfm, mas ele trabalha junto com um elétrico de tração que rende 69 cv de potência e 20,9 kgfm de torque, rendendo potência combinada de 143 cv. Lá ele só bebe gasolina, por aqui, por ser flex, os números seriam um pouco maiores.
O SUV médio da Renault chegará ao mercado para encarar o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, Haval H6, BYD Song Plus e Chevrolet Equinox.
Confira nosso primeiro contato com o Renault Kardian 2024: