140304-ar-4c-spider-06-1Em entrevista ao UOL durante o Salão de Genebra, Sergio Marchionne, CEO do Grupo Fiat-Chrysler (FCA), revelou que está sim nos planos da empresa voltar a comercializar os carros da Alfa Romeo no Brasil. “Não posso confirmar nada por enquanto, mas em breve vocês terão novidades. Posso dizer para os fãs de carros italianos: esfreguem as mãos”, disse o executivo. Mais certo ainda é o início das vendas do 500 Abarth, com 1.4 Turbo de 135 cv, o que está previsto para o Salão do Automóvel.Jeep_RenegadeMarchionne ainda garantiu que o anúncio oficial da volta da Alfa Romeo aos mercados brasileiro (de onde saiu há 10 anos) e norte-americano (ausente desde 2008) deve acontecer até o final deste semestre, dependendo da recuperação da marca ao longo do ano.

Isso daria outro significado aos flagras do 4C circulando em testes Betim e Brasília, que, segundo nossos amigos, estariam no País em testes para outros mercados vizinhos, como a Argentina. Aiás, a grande atração da Alfa no evento suíço é o 4C Spyder, ainda em fase conceitual. O roadster e menos de 1000 kg ganha novo faróis, saída de escape central de titãnio e 60 kg, por causa dos reforços necessários para que seu teto seja retrátil, de tecido e fibra de carbono. O motor é um 1.75 de 240 cavalos.

flagra_picape_media_fiat_7Fato é que há tempos a Fiat não aposta tanto no Brasil. A FCA espera que a nova fábrica de Pernambuco melhore sua rentabilidade no mercado até 2017, esclarecendo que o Brasil costumava representa 20% dos lucros da empresa, mas que com o fim dos incentivos fiscais caiu para menos de 10%.

A fábrica de Pernambuco, que será aberta no próximo ano, produzirá modelos que se encaixam melhor à demanda do mercado, disse o executivo. Lá será fabricado o pequeno Jeep Renegade que a FCA lançou em Genebra, e cuja produção na Itália já começou, e uma picape média com carroceria (flagrada na última semana) e um SUV. Estes dois compartilharão não apenas a plataforma como também a dianteira e painel. Nossos amigos dizem que a frente remete ao Range Rover Evoque e ao Ford Edge.

Fotos | Alfa Romeo/Divulgação, Jeep/Divulgação e Marlos Ney Vidal/Autos Segredos