InícioMarcasFordHá 108 anos, Ford vendia o primeiro carro

Há 108 anos, Ford vendia o primeiro carro

- publicidade -
- publicidade -

A primeira venda de um carro com a marca Ford está completando 108 anos. O negócio foi fechado na cidade norte-americana de Chicago, entre o médico E. Pfennig e Henry Ford em pessoa, pelo valor de 850 dólares. O veículo, um “Modelo A”, tinha a primazia do êxito comercial, mas não era o primeiro projeto do engenheiro, que construía quadriciclos motorizados desde 1896.

Henry usou, consecutivamente, várias letras do alfabeto para batizar seus automóveis. Entre veículos produzidos em série e outros experimentais, ele avançou ate a consoante “S”. O mais famoso, o “Modelo T”, foi lançado em 1908 e atingiu o posto de mais vendido do mundo, até ser desbancado pelo Fusca décadas depois. Coincidência ou não, o carismático carrinho da Ford foi substituído em 1927 por outro “Modelo A”, que além do nome e da marca, nada tinha em comum com o xará comercializado em Chicago em 1903.

A primeira fábrica da Ford fora dos Estados Unidos entrou em operação em 1911, na cidade de Manchester, Inglaterra. Em 1919, a marca inaugurava a primeira linha de montagem do Brasil, localizada em um galpão no bairro Bom Retiro, em São Paulo. Naquela época, porém, os carros eram apenas montados no país, com peças importadas. A empresa só começou, de fato, a produzir veículos por aqui no fim da década de 1950, quando a indústria automobilística nacional foi estimulada pelo ex-presidente Juscelino Kubitscheck.

Foto |  Ford/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

6 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -