Versão de competição da picape média, vencedora da última edição do torneio, é chamada pelo extenso nome GR DKR Hilux EVO T1U pela Toyota
A Toyota Gazoo Racing (TGR) revelou os detalhes que mudarão em sua picape de competição para o Dakar 2024, que começa com um prólogo no dia 5 de janeiro na Arábia Saudita. No próximo ano, o brasileiro Lucas Moraes, terceiro colocado no torneio de 2023, será um dos pilotos da Hilux preparada.
O novo carro é 100 mm mais largo que o seu antecessor e adiciona vários aprimoramentos. A suspensão recebeu atenção específica e o aparelho de ar-condicionado foi realocado para obter maior eficiência. Além disso, a Hilux de competição foi totalmente equipada com um novo pacote de refrigeração.
Para o próximo ano com a nova picape, o brasileiro terá como navegador o espanhol Armand Monleón, que disputou oito edições do Dakar, inicialmente como piloto de motos e, em uma segunda fase, com UTVs. O novo carro que será utilizado pela dupla foi desenvolvido em testes e corridas do tipo cross-country durante toda a temporada de 2023.
VEJA TAMBÉM
- Estratégia Battery 3R da Toyota intensifica reciclagem de BEVs
- Corolla Cross XRX chega como nova opção 2.0 do SUV
- Hilux SRX Plus 2024 tem conforto como destaque
Na competição deste ano serão disputadas seis etapas após o prólogo, incluindo as ’48 horas Chrono’, uma maratona prolongada que desafia os competidores. O rali segue até dia 19 de janeiro, quando será finalizado na cidade de Yanbu.
Segundo a Toyota, o foco em qualidade, durabilidade e confiabilidade foi um fator chave no desenvolvimento do novo carro. A equipe de desenvolvimento da TGR revelou ter completado quase 30.000 km entre testes e corridas na temporada de 2023 do W2RC e do SARRC. Testes extras foram realizados no deserto de Kalahari, no sul da África, e no deserto do Namíbia, como parte dos preparativos finais para o Rally Dakar, que antecede o W2RC do próximo ano.
Foto | Toyota/Divulgação