MIAU foi idealizado pelo jornalista Marcos Rozen

O primeiro museu dedicado a imprensa automotiva foi inaugurado em São Paulo. O Museu da Imprensa Automotiva (MIAU) está localizado no bairro da Vila Romana e seu acervo é composto por mais de dez mil itens. Entre os itens do MIAU estão press-kits, catálogos, pôsters, manuais de proprietário, fotos em papel e negativos, revistas, livros, jornais, anuários, máquinas de escrever, câmeras, gravadores de áudio e vídeo etc.

Exposição

O MIAU é dividido em uma área permanente e outra temática. A primeira exposição do modelo marca as comemorações dos 50 anos do Chevrolet Opala. No local uma unidade do Opala Comodoro de 1988 serve como sala de cinema para que os visitantes do museu assistam a documentário que retrata a história do modelo. O Chevrolet Opala foi o primeiro carro de passeio produzido pela General Motors no Brasil, em 1968.

Acervo

O museu conta a história da imprensa automotiva brasileira desde seu começo, em 1911, quando foi publicada a Revista de Automóveis, do Rio de Janeiro. Em exposição permanente estão materiais originais distribuídos pelas montadoras para jornalistas especializados durante o lançamento de importantes modelos para o mercado nacional, a exemplo do Fiat 147, em 1976, o Ford Corcel II, em 1977, o Volkswagen Gol, em 1980, o Chevrolet Kadett, em 1989, e muitos outros.

Destaques

Entre os itens raros do MIAU estão edições número 1 de diversas publicações automotivas como Quatro Rodas, Motor 3, Carro, Grand Prix, 0 KM, AutoData, O Mecânico, Car And Driver e Vida na GM, de 1949. O museu também conta com exposição de manuais do proprietário de raridades nacionais como Willys Itamaraty, Chrysler Esplanada GTX e DKW Candango, entre muitos outros.

Para os visitantes

Para os visitantes, o museu tem ainda o Café do MIAU, com diversas opções no menu — que, aliás, também é temático.  De bebidas a petiscos, todos os itens fazem referência ao mundo dos carros, batizados com nomes que homenageiam personalidades do jornalismo automotivo, carros nacionais clássicos e afins.

Serviço

  • O MIAU funciona de quarta a sábado das 11h às 19h (entrada até 18hs) e aos domingos das 11h às 17h (entrada até 16h).
  • Rua Marcelina, 108, Vila Romana, CEP 05040-010, São Paulo, SP
  • www.miaumuseu.com.br
  • www.facebook.com/miaumuseu
  • instagram @miau_museu
  • Telefone: (11) 98815.7467

Fotos | MIAU/Divulgação