Continental Pneus explica porque alguns pneus têm três sulcos e outros quatro

Os canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem dos pneus são chamados de sulcos e sua principal função é escoar a água evitando assim a aquaplanagem. Os sulcos também garantem a aderência do pneu à pista e essenciais para garantir uma frenagem segura em pista molhada.

Aguns pneus podem ter diferente números de sulcos com três, quatro e até cinco canais. Segundo a Continental Pneus, o total de sulcos incorporados em um pneu segue regras de design e é proporcional à sua dimensão.

Segundo Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus, o projeto de construção de um pneu leva em consideração diversas variáveis, os sulcos sendo apenas uma delas.

 “O total de sulcos incorporados em um pneu segue regras de design, estabelecidas de acordo com o propósito do pneu, e é proporcional à sua dimensão. Peguemos um exemplo concreto de nosso portfólio, o modelo PowerContact 2, nosso carro-chefe de vendas. Nas dimensões 165, 175 e 185 ele é comercializado apenas com três sulcos. Na 195 com três ou quatro sulcos e na 205 apenas com quatro. No mercado, podemos encontrar modelos de pneus com um ou até cinco sulcos”, afirma Astolfi.

No mercado ainda há os pneus direcionais especializados em pista molhada que contam apenas um grande e profundo sulco que escoa a água com a ajuda de sulcos laterais em ângulo. Apesar de bem adaptados para uso em pista molhada, pecam em outros aspectos por esta especialização.

Astolfi acrescenta que enganasse quem imagina que um pneu cheio de sulcos teria somente vantagens. O especialista diz que o excesso causaria um desgaste acelerado e deixaria o produto muito mais barulhento.

Estudo conduzido pela Continental na Alemanha reuniu pneus de diversas marcas na dimensão 205/55 R16 rodando sobre uma pista molhada (9 mm de água).

No estudo, os pneus novos com 100% de sua capacidade de dispersão, podem dar vazão a até 30 litros de água por segundo a uma velocidade de 80 km/h. Mas, quando os sulcos atingem o limite legal de 1,6 mm essa capacidade cai para 55%, o que impacta diretamente a dirigibilidade e a segurança.

Conferir desgaste

Para verificar o momento de substituir os pneus, vale conferir os indicadores de desgaste máximo inseridos nos sulcos principais, os chamados TWI (tread wear indicators) que, se estiverem nivelados com as barras ou blocos dos pneus, apontam que ele já atingiu sua profundidade mínima.

É possível também medir a profundidade dos sulcos utilizando uma moeda de R$ 1,00. Se o anel dourado desaparecer ao ser inserido no sulco você pode rodar com seu carro sem problemas. Caso o contrário, os pneus de seu veículo devem ser trocados imediatamente.

Vale lembrar que rodar com pneu careca, além de colocar a segurança de todos em risco, pode resultar em multa e na adição de cinco pontos no prontuário do motorista.

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