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Saiba como identificar defeitos nos coxins do veículo

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Desgastes nos coxins podem ser notados no excesso de vibrações no assoalho, manopla do câmbio e no motor 

Os coxins são os responsáveis pela absorção de vibrações e ruídos de um automóvel. Eles podem ser de aço ou alumínio, mas sempre revestidos por borracha e estão em várias partes do automóvel como motor, câmbio, escapamento e suspensão.

De acordo com a Nakata, fazer o diagnóstico nem sempre é simples. O fabricante de autopeças diz que a vibração ou ressonância pode ser ocasionada por vários componentes, entre eles, roda torta, balanceamento, semieixo empenado, folga em terminais de direção e problemas nos coxins, pois a principal função do coxim é absorver vibrações. Sem eles, seria impossível controlar as vibrações oriundas do motor, transmissão e da suspensão.

Por isso, o motorista tem que ficar atento aos sinais de coxins comprometidos. Quando defeituoso, pode ocorrer excesso de vibração que pode ser observada no assoalho, manopla do câmbio, volante e motor, mesmo com o veículo parado; emissão de ruídos na parte dianteira do carro, durante a condução; balanço na alavanca de câmbio durante saídas e frenagens; desgaste avançado e/ou irregular entre os quatro pneus; motor muito barulhento, sobretudo nas saídas/arrancadas; instabilidade e trepidação do volante; e dificuldade no engate das marchas.

Para verificar o desgaste do coxim do amortecedor, não há necessidade de desmontagem, um profissional qualificado será capaz de identificar desgaste do componente através de um teste de rodagem.

No caso dos coxins do motor e câmbio um modo de identificar que o componente está quebrado ou fadigado é fazer movimentos de arrancada e freadas bruscas observando os movimentos da alavanca do câmbio, se a alavanca se movimentar demasiadamente é um indicativo de problema nos coxins, outro sintoma muito comum de coxim quebrado é a dificuldade para engatar as marchas e por último uma aspereza acima do normal do motor, mesmo em marcha lenta.

Em alguns modelos de veículo a quebra do coxim pode provocar a queda do motor e a parada imediata do veículo trazendo várias complicações ao usuário.

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